Cura Dente
 
 
 

Meus dentes ficam mais ásperos após chupar uma pastilha de xilitol ou enxaguá-los com xilitol.

Esse fenômeno é ocasionalmente observado após a ingestão de certos alimentos como o chocolate. A explicação mais plausível é que o xilitol amolece películas bacterianas (invisíveis) muito finas e as faz inchar.

Procedimentos sugeridos:

1. Limpe essas películas, esfregando-as com o dedo.

2. Chupe mais uma pastilha ou enxágue com xilitol, por uma segunda vez. Essas camadas deverão se dissolver em alguns minutos, tornando os dentes suaves novamente, como geralmente acontece após o uso do xilitol.

3. Aguarde até que a saliva e língua tenham suavizado os dentes, por elas mesmas.

4. Escove os dentes com xilitol ou algo semelhante.

Um fenômeno semelhante é o aparecimento ocasional de uma sensação de “torpor” na boca, mas que desaparecerá, novamente.

Até o momento, não tive sucesso com o enxágue/escovação de meus dentes com o xilitol. 

Há várias técnicas virtualmente “infalíveis” de aumentar o efeito benéfico do xilitol para os dentes.

1. Escovando e enxaguando por períodos mais longos.

2. Aumentando a frequência da aplicação (i.e. mais de 2-3 vezes ao dia).

3. Aumentando a dose de xilitol.

4. Usando uma pequena e dura escova de dentes para escovar a mistura de xilitol-saliva sobre os dentes.

5. Aplicação diária, regular.

Como escreve o dentista, Dr. Bruhn, mesmo com muitas centenas de pacientes, ele nunca viu falhar o tratamento com xilitol, desde que um conselho acima mencionado tenha sido consistentemente seguido. Por exemplo, usando-se uma dose de 5 g de xilitol 3 vezes ao dia durante 2 semanas, invariavelmente levou a uma melhora radical da condição bucal do paciente. Em seguida, eles continuaram com uma dose de manutenção muito reduzida, já que aparentemente as bactérias, uma vez subjugadas dessa forma, podem ser conservadas sob controle, usando-se pouco xilitol.

Até mesmo o açúcar de xilitol simples é caro demais para mim.

Sugestão: formar um “clube de compras” com outros e comprar em grande quantidade, após uma pesquisa de mercado (além dos mais conhecidos, há uma fantástica lista de distribuidores disponíveis para venda online, desde Artfire, Atomic Mall, Blujay, Bonanza, Craigslist, eBid.net, eCrater, Etsy, iOffer, Oztion, Rubylane, Tias.com e Webstore.com até Zibbet.com). Dessa forma você poderá obter xilitol (como a 6 EUR um quilograma). A propósito, o custo de uma limpeza dental profissional1 já é mais alto que o uso de xilitol por um ano inteiro.

O Xilitol fere a minha boca.

Solução: comece com uma dose menor de xilitol para reduzir sua concentração. Desde que essa parece ser uma experiência puramente temporária, você poderá decidir simplesmente suportá-la até que não mais aconteça.

Minha língua começa a queimar, quando eu a enxáguo com xilitol

A sensibilidade na língua pode ter várias causas, por exemplo falta de ferro, das vitaminas B12 e B2, iodo em excesso, sensibilidade ao glúten, infecção fúngica massiva,etc. Seria aconselhável procurar as possíveis causas, como deficiências nutricionais – uma língua saudável não deveria reagir exageradamente a uma solução concentrada de açúcar.

Até que a causa real seja encontrada e eliminada, é aconselhável reduzir a dose de xilitol usada em cada aplicação e assim diminuir a concentração da mistura saliva-xilitol a um nível tolerável.

Meus colos sensíveis de dente doem quando os enxáguo com xilitol.

O dentista Dr. Bruhn escreve que até hoje não melhor remédio para dentes sensíveis que o xilitol, que dessensibiliza colos dentais mais rapidamente e permanentemente que qualquer outro tratamento que ele conhece.

Para suplantar qualquer possível dor que possa surgir quando se enxágua inicialmente com xilitol (também resultante de seu natural efeito refrescante), recomenda-se usar o xilitol em água morna ou começar com doses menores de xilitol por aplicação e apenas gradual e cuidadosamente aumentar a quantidade; também é melhor esperar que o xilitol dissolva em sua boca, antes de começar a adequadamente enxaguar e empurrá-lo por entre os dentes.

Dicas gerais para escovação dos dentes: creme dental, principalmente aquela para fumantes, pode desgastar alguma parte da superfície dental. Use-o com cautela, não pressione a escova demais, evite certas muito duras. Considere o uso exclusivo do gel de xilitol para sua higiene dental. (Mais sobre o gel de xilitol no link O açúcar de xilitol para o cuidado dentário de pessoas com necessidades especiais, deficiências, etc.)

Dica: até a hipnose pode permitir que dentes hipersensíveis e colos dentários expostos se tornem indolores.

Pode o uso do xilitol levar a uma mudança de cor em coroas de porcelana, vernizes, etc.?

O xilitol tem sempre limpo cerâmicas muito bem e não as descoloriu.

Socorro eu acho o xilitol demasiadamente doce/desagradavelmente doce.

Talvez a quantidade sugerida seja demasiada para seu caso. Você poderia também tentar misturar o xilitol com algo diferente, antes de enxaguar com ele, talvez um suco de verdura ou algum pó de ervas de gosto amargo (tal como algum que simultaneamente aja como desinfetante, que acrescente minerais, etc.).

Qual a tolerância da mucosa oral ao xilitol?

As experiências, até o presente, têm sido altamente positivas, confirmando que, sem exceção, a mucosa o tolera muito bem. Em verdade, até mesmo gengivas cronicamente inflamadas que estiveram inchadas durante anos, regeneraram-se após dois meses de aplicação de xilitol.

Posso enxaguar minha boca antes/depois de uma extração de dente ?

Você pode enxaguar com xilitol tanto antes como depois de extrações de dente, sem hesitar. Em verdade, o melhor seria começar vários dias antes da cirurgia.2

Existe alguma coisa a ser evitada porque pode interferir com os efeitos benéficos do xilitol?

A presença de certos surfactantes (agentes de atividade superficial) iônicos como o lauril sulfato de sódio (LSS) em pasta de dente pode impedir que o xilitol funcione como normalmente o faz. Também, a ingestão de grandes quantidades de sacarose, glucose ou frutose pode algumas vezes "mascarar" os efeitos positivos do xilitol. (Prof. Mäkinen)

Dica para aqueles que duvidam sobre o efeito de limpeza dental do xilitol

Ponha 1 colher de chá de xilitol em sua boca, enxágue com a mistura dissolvida de saliva-xilitol durante 5 minutos, certifique-se de vigorosamente chicoteá-la através do dentes. Cuspa e sinta o ambiente com sua língua. Terá a sensação de suavidade e limpeza nos dentes durante horas.

O xilitol e d-xilose não têm o mesmo benefício para os dentes? Tanto um quanto o outro substitui o açúcar branco.

Xilose é um monossacarídeo de fórmula química (molecular) C5H10O5. O xilitol tem a fórmula química C5H12O5 e é obtido por hidrogenação catalítica da xilose. Só o xilitol mostra benefícios para os dentes e gengivas.

Onde consigo comprar o xilitol?

Xilitol é vendido online e nas lojas tais como algumas drogarias. Os preços variam fortemente, pelo que se sugere que faça uma pesquisa para obter o melhor negócio (ou mesmo comprar do exterior se que é mais barato).

Notas de pé de página

1 CuraDente por várias razões recomenda extrema cautela contra as chamadas limpezas profissionais de dentes, pois elas tendem a causar danos aos dentes, veja, por exemplo esse testemunho de uma pessoa cujo dente frontal foi destruído como consequência.

2 Veja Extraindo/Arrancando dentes: potenciais riscos à saúde e perigos para várias complicações que podem surgir após as extrações dentárias, inclusive a morte.

Mais sobre cuidados dentários & higiene oral naturais e não-tóxicas

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.