Cura Dente
 
 
 

Xilitol e/ou flúor?

A deterioração dos dentes, ou cárie dentária, não ocorre por falta de fluoreto e a aplicação de de fluoreto não é, necessariamente, a melhor forma de prevenir cáries1. O fluoreto pode tornar a composição do esmalte um pouco mais dura, o que significa que ele poderá resistir por um pouco mais de tempo a ataques por ácidos, de forma que as cáries se formam um pouco mais lentamente. Essas cáries aparecerão, ao final, se a dieta for incorreta e a higiene dentária abaixo do ideal, em outras palavras, o fluoreto (composto de flúor) poderá simplesmente permitir ganhar algum tempo.

Contrariamente, o xilitol age numa das causas mais essenciais e imediatas das cáries dentárias, as bactérias cariogênicas, que produzem placa e os ácidos que levam à destruição dos dentes.
Após anos de experiência com a aplicação do xilitol como um “tratamento” dentário, o dentista Dr. Bruhn suspeita que o xilitol, se usado em quantidade suficiente deverá ser plenamente suficiente por si só, mas enfatiza que ainda não houve uma confirmação científica do fato.

O xilitol ajuda a curar aftas (úlceras aftosas) e coisas semelhantes?

Vários voluntários experimentaram verdadeiramente rápido alívio de dor quando deixaram dissolver um pouco de xilitol na boca 4 vezes ao dia ou mais vezes e então cuidadosamente espalharam a saliva adocicada sobre a área ferida, usando suas línguas. Se você tiver gel de xilitol, que é fácil de espalhar, terá um método de aplicação ainda mais simples.5

O xilitol também mata outras bactérias?

Isso é provável já que numerosos fenômenos observados nos usuários de xilitol apontam para essa direção. No entanto, até a presente data não dispomos ainda de estudos científicos sobre esse assunto. Teoricamente,o xilitol em concentrações maiores poderia funcionar semelhantemente a um antibiótico tópico. (Dr. Bruhn)

Não seria o xilitol danoso, a longo prazo, já que mata, não apenas bactérias nocivas mas também bactérias orais normais (benéficas)?

Não confunda xilitol com enxaguadores bucais antibacterianos (que contêm clorexidina, etc., compare Clorexidina) que realmente destrói a maioria das bactérias presentes, durante certo tempo.

Contrariamente, até onde sabemos, o xilitol combate principalmente as bactérias cariogênicas, enquanto que, aparentemente deixa ilesas outras bactérias orais benéficas. Estudos com mãe-e-filho demonstraram que o uso do xilitol levou a um risco de cárie grandemente diminuído, mesmo anos após as mães e seus filhos terem interrompido o uso do xilitol. Isso aponta para a ação benéfica do xilitol no auxílio da comunidade microbiana oral (por meio da eliminação de estreptococos) para se recuperar e retornar a uma condição mais robusta, tornando assim uma renovação de colonização por Strep mutans, uma questão mais difícil.2

Após meia colher de chá de xilitol, minha boca se enche de saliva, de modo que não posso escovar meus dentes devidamente.

Possíveis soluções:
Reduza a dose de xilitol para escovação dos dentes, comece a escová-los imediatamente, fique de pé bem reto e conserve o boca fechada o máximo que puder.
Use uma escova de dentes manual com cabo curto, ao invés de uma elétrica. 

O xilitol ajuda a remover manchas do dentes (causadas por chás, café, vinho tinto, fumaça de cigarro, etc.)?

Além de usar a correta técnica de escovação (decisiva em tais casos) os procedimentos seguintes ajudam:

Enxague seus dentes com xilitol por vários minutos. Esfregue os dentes para retirar as manchas (que graças ao xilitol estarão um pouco menos aderentes) usando seu dedo ou um pano de pratos 3 ou algo semelhante. Com manchas mais resistentes, ponha outra meia ou inteira colher de chá com xilitol na boca e vigorosamente escove as manchas por vários minutos. Se ainda necessário, siga esfregando para retirá-las, como no procedimento anterior.

O dentista Dr. Ulrich Bruhn comentou que em sua experiência o xilitol foi mais eficiente na remoção de manchas dos dentes que todos os dentifrícios que experimentou. Deve-se dar atenção para o uso de suficientes quantidades de xilitol, se necessário toda uma colher de chá de uma vez e, em seguida escovar completamente os dentes durante 5 minutos, seguido de, se necessário, limpeza com um pano de pratos ou objeto semelhante.

Onde o xilitol não ajudou

"Uma inflamação ao redor da raiz de um dente não pode receber a influência do xilitol." (Dr. Bruhn) Compare Até agora, não tive sucesso com o enxágue/escovação dos meus dentes com xilitol para sugestões de como melhorar sua "experiência com xilitol". Também veja Relatórios sobre cura & testemunhos sobre o uso do açúcar de xilitol (role até número 6 "Dente que recebeu tratamento de canal continua a 'se apresentar para serviço'") o que mostra que, ao menos para infecções menos graves, o xilitol PODE ajudar a combater as infecções da raiz dentária.6

O xilitol ajuda a eliminar uma sensação de boca seca ? 

Dissolva algum xilitol em sua boca e conserve a saliva durante 5 minutos, isso poderá ajudar. (O procedimento fundamental de pronto-socorro a se pensar é, naturalmente, beber um pouco d'água!)4

Notas de pé de página

1 Compare Os efeitos danosos da fluoretação.

2 Compare Xylitol protects children's teeth [O Xilitol protege os dentes das crianças].

3 Isso funciona semelhantemente a esfregar pratos secos, o que ajuda a remover quaisquer partículas de sujeira remanescentes.

4 Veja Pré-requisito de saúde bucal número 5: fluxo salivar adequadoBoca seca [xerostomia]: sobre as causas, remédios & tratamentos da inadequada produção natural de saliva.

5 Para muito mais remédios, veja Aftas (estomatite aftosa): possíveis causas, remédios caseiros e naturais.

6 Para várias maneiras com as quais pessoas trataram, com sucesso, inflamação na área da raiz de seus dentes, veja Remédios para infecção da raiz dentária: abordagens curativas não invasivas e/ou naturais baseadas em evidência esporádica.

Mais sobre cuidados dentários & higiene oral naturais e não-tóxicas

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.