Cura Dente
 
 
 

Efeitos colaterais potenciais do tratamento ortodôntico

Risco aumentado de deterioração dental e feridas bucais

Retentores ou suas peças componentes podem irritar a mucosa da boca e ocasionar feridas bucais. Principalmente com o retentores fixos, é difícil remover os resíduos alimentares e o resultado é a formação de placa dentro e ao redor desses dispositivos. Para prevenir cárie dentária e descalcificação, como também possíveis mudanças de cor no esmalte, grande cuidado há que se ter. Uma escolha excelente é o uso do xilitol para higiene dental, ver O açúcar xilitol: mais usos para a higiene dental e outras finalidades e em inglês Xylitol, a dental miracle sugar [Xilitol, um milagroso açúcar dentário].

Reabsorção da raiz com subsequente perda de dentes

Como o aparelho ortodôntico (retentores) desloca dentes, ele geralmente desencadeia alguma reabsorção da raiz e ocasionalmente causa dano clínico real aos dentes, o que resulta em menor ou maior perda de dente (ver em inglês Braces testimonial: massive loss of healthy teeth and jawbone after wearing dental retainers for 3+ years).

Enquanto que o exame rotineiro com raios-X pode ajudar a detectar quaisquer danos num estágio inicial, não se pode brincar com raios-X já que são conhecidos como fator de aumento do risco de câncer na tireóide.

Envenenamento metálico causado por aparelhos dentários/retentores

Seja causado por níquel, interação com outros metais já na boca, ou devido a outras razões como retentores interagindo com coisas como Wifi e fones celulares ou contribuindo para estabelecer "stress pseudo-geopático"1, alguns efeitos colaterais graves têm sido relatados com relação a retentores de aço inoxidável. Em verdade, esses efeitos vão desde a loucura até a morte e mostram que os metais nos aparelhos ortodônticos podem realmente envenenar o corpo e/ou cérebro.

O que se segue é um resumo das complicações, tanto locais e/ou sistêmicas, encontradas após a colocação de retentores contendo níquel / retentor com ouro e relatadas por várias pessoas no sítio-web http://forums.bettermedicine.com/showthread.php/17972-metal-poisoning-from-braces. É claro que essa lista não é necessariamente completa, considerando a pequena amostra de pessoas a testemunhar. Esses sintomas podem aparecer quase instantaneamente (quando é o mais fácil relacioná-los aos retentores) ou podem se desenvolver gradualmente ao longo de várias semanas ou meses.

  • confusão mental, amnésia, grave perda de memória, tanto de curto como de longo prazo.
  • DDAH (Deficit de Atenção e Hiperatividade)
  • acne grave
  • perda de apetite que leva a extrema perda de peso
  • fadiga crônica
  • dores de cabeça
  • ódio, furor, mudança de caráter de calmo a furioso
  • depressão
  • pensamentos suicidas
  • entorpecimento do corpo
  • garganta inflamada, tosse, resfriados, com piora gradual
  • dor crônica no pescoço e nas costas (que não melhora com os cuidados de um quiroprata ou fisioterapeuta )
  • náusea crônica, vômitos
  • diarreia, saúde intestinal arruinada, complicações digestivas, síndrome dos intestinos irritados
  • visão turva
  • rubores faciais
  • gosto ruim na boca
  • tontura
  • sonolência
  • dermatite
  • dor em juntas
  • convulsões “repentinamente”, convulsões mais sérias (enquanto que os exames de MRI e EEG mostram que está tudo bem)
  • ruptura de apêndice
  • saúde em declínio gradual
  • pneumonia
  • infecções de dentes e seio facial
  • tumores no maxilar, na mandíbula e seios faciais
  • morte (Um caso ocorrido nos inícios dos anos 1990 quando aparelho dental (retentores) aparentemente tinham níveis mais altos de níquel que hoje, envolvendo uma menina de 9 anos que teve seus retentores dentários postos numa tarde e morreu no final da noite do dia seguinte. Cedo naquele dia ela apresentava o pensamento atordoado, fraqueza, vômitos e piorava constantemente. Levada ao Pronto Socorro, após perder consciência à noite com taquicardia, vômitos constantes e finalmente disfunção hepática, faleceu três horas depois de ataque cardíaco. A autópsia revelou níveis elevados de NÍQUEL no sangue.)

Contrariamente, noutros casos, a remoção dos retentores trouxe a cessação dos sintomas, a saúde melhorou e/ou voltou ao normal, gradual ou instantaneamente.

Nem todos irão notar sintomas imediatos após a colocação de retentores dentários (i.e. possuem uma clara hipersensitividade a metais). Isso não significa, entretanto, que não haja um dano sutil a ocorrer em seu corpo, também.2

Dano à JTM

A julgar pelos casos de negligência dentária (prática negligente) verificados nos EUA, dano real à junta temporomandibular – JTM é uma consequência possível de tratamento ortodôntico.

Infecções de cavitação

Tratamento ortodôntico pode iniciar uma infecção em sua mandíbula/maxilar chamada de cavitação.

Perda de esmalte

Uma pessoa que usou retentores a partir dos vinte anos, durante 2 ou 3 anos (apenas à noite) e subsequentemente jejuou durante duas semanas sob condições muito estressantes, perdeu seu esmalte dos seus dentes frontais a partir da borda até à linha onde anteriormente a borda superior do aparelho pressionava seus dentes (uma largura de aproximadamente 2 mm). O esmalte ficou tão fraco que simplesmente foi retirado com a escova. (Ela apenas notou o fato quando já estava consumado).

Extração de dentes permanentes

Para dar lugar, numa boca “super-cheia”, frequentemente vários (geralmente de dois a quatro) dentes permanentes são extraídos antes do tratamento ortodôntico. Para ler sobre riscos gerais relacionados à extração de dentes (que incluem ...a morte), ver Extração de dentes: riscos e perigos potenciais à saúde (e para os riscos especialmente aplicáveis a extrações ortodônticas, role para "Complicações potenciais das extrações de dentes para fins ortodônticos” naquela página).

Se você “tiver de” usar retentores: ao menos faça um teste para alergia e sensibilidade a metais e encontre um dentista ortodônico “contra-extração de dentes”.

Informe-se sobre a toxicidade/envenenamento de metais pesados visitando sites especializados como www.melisa.org e www.ccrlab.com e faça um teste em si mesmo sobre hipersensitividade a metais, antes de por qualquer aparelho.

Quando testar sobre metais pesados, geralmente esteja ciente de que os testes de sangue e de folículo do cabelo (mas nem sempre o farão) detectarão altos níveis de metal (e.g. testes de sangue podem mostrar tudo dentro da variação normal).

Use retentores não-metálicos (embora os materiais usados provavelmente terão também efeitos indesejáveis2).

Há um bom número de ortodontistas que praticam o tratamento ortodôntico sem extrações que visa desenvolver os arcos para criar mais espaço para os dentes existentes, isto é, normalizando o arco subdesenvolvido, ao invés de extrair dentes “excedentes”.

Geralmente, antes de considerar o uso de retentores, leia “Duas alternativas aos retentores ortodônticos”, abaixo

Duas alternativas aos retentores: aprumando os dentes naturalmente

Veja o testemunho do Dr. Herbert Shelton apresentado em Pré-requisito número 6: mastigação apropriada – exercite seus dentes e gengivas por meio da boa mastigação.

Segundo o livro "Die Heilkunst von Morgen" [As Artes Terapêuticas de Amanhã], o mau posicionamento da mandíbula e do maxilar pode ser causado por obliquidade pélvica (assimetria), ela mesma frequentemente causada logo após o nascimento pelo obstetra a segurar o bebê de cabeça para baixo por uma perna e batendo em suas nádegas com a outra mão. O próprio peso do corpo é suficiente para puxar a pélvis do bebê fora de alinhamento. Um instrumento chamado de pelvímetro pode medir até pequenos desequilíbrios na simetria pélvica e exercícios especializados são necessários para corrigi-los (em países de língua alemã, tal tratamento é oferecido e.g. por www.cross-therapy.com e um sistema de exercícios posturais chamado de Ismakogie [criado por Anne Seidel]). Se tal obliquidade pélvica for adequadamente corrigida em idade suficientemente jovem, muitas crianças não desenvolverão mau posicionamento da mandíbula e do maxilar, que requer tratamento ortodôntico. Simultaneamente eles serão poupados de uma gama de outras dores ou sintomas que poderiam, de outro modo, se desenvolver em idade mais avançada, em razão de sua pélvis estar assimetricamente posicionada e da resultante postura incorreta.

Notas de pé de página

1 Compare Geopathic Stress & Cancer: Background and Remedies [Estresse Geopático & Câncer: Fundamentos e Remédios].

2 Veja Opinião do Dr.Klinghardt sobre toxicidade dentária.

Riscos diversos relacionados às práticas da odontologia convencional

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.