Cura Dente
 
 
 

Esse sistema de "energias sutis"1 é o objeto de muita pesquisa científica e abordagens terapêuticas envolvendo os meridianos do corpo humano e outras partes de nossa “anatomia invisível” e pode ser verdadeiramente poderoso.2

Remédios energéticos para dor bucal ou dentária incluem por exemplo "terapia do ponto de desencadeamento" (massagem do músculo facial), digitopuntura, imposição de mãos, reflexologia nas mãos e pés, EFT, homeopatia, etc. Segue uma lista de vários remédios “energéticos” para dor de dente.

"Terapia do ponto de disparo" (massagem do músculo facial)

Interessantemente, a dor de dente pode ser causada por músculos tensos na face, como o temporal, masseter, digástrico ou bucinador. É possível que uma dor de dente de origem desconhecida e sem denominação para outras abordagens venha a ser aliviada por simples massagem desses músculos com os dedos, durante 15 segundos ou mais tempo. Um sinal indicador de que esses músculos podem ser a causa de sua dor de dente é uma sensação de tensão e dor ao tocá-los (dor da qual você não se dava conta, antes). Clair Davies, autor do Trigger Point Therapy Workbook [Livro de Exercícios da Terapia do Ponto de Desencadeamento], mostra maneiras de reparar, por si mesmo, as dores.

Reflexologia das Mãos e Pés

Você pode também tentar a reflexologia que, segundo uma testemunha “funcionou para mim quando nada mais o fez”. Citação: “Sobre seus dedos das mãos e pés encontre os pontos sensíveis de suas juntas e massageie para que se vá a dor. Leva algum tempo para se conseguir todos os pontos sensíveis, mas funciona!”.

Tratamento da mão/massagem com gelo

As técnicas sugeridas a seguir, para aliviar dor de dente, diferem dos tratamentos com gelo/água fria apresentados em Entorpecendo dor de dente, no que parece envolver caminhos nervosos de “longa distância” semelhantes àqueles que são eficazes na reflexologia dos pés e mãos. As técnicas que tenho visto recomendadas incluem o seguinte:

  • Aliviando uma dor de dente ao esfregar as costas de sua mão entre o polegar e o indicador (a zona V onde os ossos dos dois dedos se encontram) com um cubo de gelo. Esfregue a mão do lado do corpo onde a dor de dente está localizada. Aparentemente, pesquisadores na Universidade McGill (Canadá) mostraram que a intensidade da dor pode ser aproximadamente diminuída em metade, ao entorpecer a mão dessa forma durante cerca de sete minutos (acredita-se que o efeito provavelmente se deve à interrupção dos impulsos da dor que viajam ao cérebro).
  • Aliviando dor de dente ao esfregar sua palma da mão com gelo
  • Para parar uma dor de dente latejante, encha uma tigela suficientemente grande com metade de água e 2 mãos cheias de gelo. Para dores de dente do lado esquerdo, ponha sua mão direita na água gelada, para dor de dente no lado direito, ponha sua mão esquerda na água, assegurando-se de que sua mão está totalmente imersa na água. Use sua outra mão para gentilmente massagear a área entre os dedos polegar e indicador. Citação: "Quando minha mão imergiu na água gelada, o latejo [de um dente com abscesso] parou instantaneamente."

Digitopuntura

Aconselha-se apertar/esfregar nos lados de um/ambos dedo(s) indicador(es) opostos à base ou logo abaixo da base da unha, aplicando harmoniosa mas firme pressão, enquanto que gentilmente massageia a área, até que a dor de desapareça. Repita, se necessário.

No seu livro altamente recomendado Energy Medicine [Medicina Energética], Donna Eden cita vários exemplos (incl. ela própria) em que a digitopuntura foi usada com sucesso para parar dor de dente e até curar o dente afetado de cárie! Seu método envolvia simultaneamente aplicando pressão com os dedos em dois pontos relevantes sedativos de acupuntura, e então outros dois, mantendo a pressão por 2 minutos cada um e continuando com essa prática diariamente, por cerca de um mês. O livro Medicina Energética apresenta uma quadro dental que mostra qual dente corresponde a tal órgão, e quadros adicionais que ilustram o tratamento completo para dor de dente e cáries. Num fórum da Internet, alguém relatou ter tido sucesso em suprimir sua dor de dente durante vários meses e o que pareceu ser um efeito curador para seus dentes, embora tenha usado a terapia apenas durante alguns dias seguidos. (Essa mesma pessoa acrescentou “uma palavra de cautela: você poderá também querer saber como reestimular o meridiano envolvido (imediatamente depois não é muito eficiente, em minha experiência)… a não ser que você tenha algum tempo para anular os possíveis efeitos de sedar o meridiano” e se ofereceu para dar informação específica sobre “Tratamento pontual” de dentes específicos.)

Compare Imposição de mãos e EFT.

Imposição de mãos

Peça a um(a) amigo(a) para por sua mão no local dolorido, com uma intenção de cura. Isso certa vez funcionou maravilhosamente para mim, possivelmente estimulando o dente dolorido (um dos dentistas queria fazer o “tratamento de canal”) a dar início a processo de auto-cura ou, ao menos a entrar no modo de repouso (ele virtualmente nunca mais doeu outra vez, mesmo não tendo se reparado de alguma forma visível). Ao por minha própria mão na bochecha que correspondente ao dente dolorido também funcionou com muita eficácia para mim, com menos dor intensa, aliviando-a quase que instantaneamente (mas apenas por algum tempo, permitindo-me dormir durante várias horas).

EFT (Técnica de Liberação Emocional, da sigla em inglês)

Veja EFT.

Homeopatia

Se você fizer uma busca na rede sobre “homeopatia para dor de dente”, “tratamento homeopático para dor de dente”, etc., deverá encontrar muitas sugestões tais como:
Mercurius [Merc] Chamomilla [Cham], Belladonna [Bell], Coffea [Coff], Plantago major [Plan], Silicea [Sil], Calcarea fluorica [Calc-f], Calcarea phosphorica [Calc-p], Staphisagria [Staph], Kreosote [Kreos], Spigelia [Spig], Arnica [Arn] como também relatos pessoais de como pessoas têm reduzido dor de dente e tratado e encontrado alívio de várias dores relacionadas com gengivas ou dentes.

A visitante Lili acrescenta que ela tem usado consistentemente Merc. Sol. nas potências baixas de 6, 12, ou 30 como um remédio homeopático para todos os seus problemas dentários ("creia-me, eu tive a minha parte") que sempre ajudaram. Merc. Sol. na sua experiência é tão bom como qualquer analgésico alopático.

Eis aqui uma lista de outros remédios homeopáticos para dor de dente, sugeridos pelo dentista holístico Dr. Bill Wolfe (www.drwolfe.com):

  • Antimonium crudum – Usado para uma dor de dente que é pior à noite e é agravada pelo calor. 
  • Aranea diadema – Usado para súbita e grava dor nos dentes, após deitar-se.
  • Belladonna - Use para dente latejante que é pior quando se aplica nele pressão.
  • Calcarea carbonica: - Use para uma dor de dente que piora quando exposta a ar quente ou frio. 
  • Chamomilla - Use para um dente com dor intolerável que piora com o calor e não melhora com o frio.
  • Coffea cruda - Use para dor de dente que piora com calor e é aliviada com gelo. 
  • Ferrum metallicum - Use para uma dor de dente que é aliviada com água gelada. 
  • Magnesia carbonica - Use para um dor de dente que piora à noite, o paciente tem de se levantar e andar um pouco para obter alívio.
  • Magnesia phosphorica - Use para uma dor de dente que piora com frio e melhora com calor. 
  • Plantago major: - Use para uma dor de dente que é melhor com pressão e piora sem ar frio. 
  • Pulsatilla – Use para uma dor de dente que é aliviada ao se manter água fria na boca. 
  • Staphysagria: - Use para dor proveniente de cáries maiores de vários dentes.

Nota: É também bom saber sobre os chamados “antídotos” aos remédios homeopáticos: fatores interferentes para se conhecer e se evitar.

Notas de pé de página

1 Compare também Energética.

2 Como algo à parte, as abordagens espirituais para cura de dente são “basicamente” abordagens energéticas também (como são, naturalmente, até mesmo as “físicas”, se lembrarmos as afirmações sobre matéria=energia, de Einstein!).

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.