Cura Dente
 
 
 

Dificilmente alguém poderá pensar numa maneira mais barata de abrandar e curar um dente furioso que água salgada (que também parece funcionar bem em abcessos dentários) - a única exceção de que posso me lembrar são os enxágues (de dez ou mais minutos) com sua própria urina, como recomendado pelo Dr. Thakkar e outros (veja Urinoterapia para a cura de problemas com os dentes e gengivas). Os amplamente recomendados óleo de cravo de índia e de melaleuca (aplicados diretamente sobre a área afetada pela cárie dentária) mostraram-se inúteis para mim em sérias dores de dente (embora nunca tenha eu tentado aplicar um pedaço de cravo da índia fresco, que possivelmente poderá ser mais eficaz) mas que muito ajudou a outros. Os analgésicos alopáticos convencionais [veja link em inglês allopathic-toothache-remedies] apenas me ajudaram (mas então com muita eficácia) quando aplicados diretamente.

Além disso, o sal e a água estão quase sempre disponíveis (e como mencionei antes, até mesmo o sal marinho por si mesmo, diretamente aplicado no dente enfermo ou na área geral de grande desconforto ou dor funciona também para mim) enquanto que alguns dos remédios a base de ervas e outros, listados a seguir, que tenho visto, vários recomendados para dor nos dentes, podem não estar disponíveis ou serem mais difíceis de encontrar, sem mencionar que são mais caros.

Por outro lado, às vezes a adição de um desinfetante de ervas poderá fortemente aumentar a ação da água salgada, ou pode se mostrar benéfico quando usado em regime de alternância com ela (veja Conselho geral para alívio caseiro de dor de dente). Além disso, existem aqueles casos raros , que não respondem a água salgada.

Alguns dos remédios sugeridos abaixo estão em forma de óleos essenciais, para os quais conselhos gerais podem ser encontrados e.g. em Óleos essenciais para cuidados bucais e cura de gengivas.

Óleo de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um potente bactericida, que é minha segunda melhor escolha como remédio para dor de dente e gengiva. Funcionou muito bem para mim para dores mais brandas de dente e gengiva (aplicado diretamente, outros o usam embebido em algodão). Ele possui a vantagem adicional de poder ser facilmente levado no bolso de alguém, de sorte que está sempre disponível em caso de necessidade. Aparentemente, o enxague da boca com água acrescida de óleo de melaleuca pode trazer alívio rápido para gengivas inflamadas. Cautela: quando possível, use óleo de melaleuca orgânico. Segundo fui informada, o óleo de melaleuca preparado com plantas que crescem convencionalmente retém altos níveis de resíduos de pesticidas tóxicos. Supõe-se que o óleo de melaleuca não seja seguro para uso interno (pessoalmente tenho engolido um pouco dele, sem nenhum efeito danoso, mas não aconselho fazê-lo). Mais sobre o óleo de melaleuca (melaleuca alternifólia) em Óleos essenciais para cuidados bucais e cura de gengivas.

A seguir há uma lista de remédios para dor de dente a base de ervas e plantas, que outros descobriram ser úteis & eficazes.

Cebola, cebola verde & flores de cebola

Corte uma fatia de cebola crua e fresca, coloque-a na área da boca onde dói ou diretamente no dente/gengiva afetado.

Aparentemente também funciona com a parte branca de cebolas verdes: “Morda agora e sugue o sumo; dói, mas funciona”. 

Outra sugestão é cortar a cebola em cubos, cobri-los com um lenço, amassá-los e por sobre a bochecha.

Comentários que vi: "... funciona quase que imediatamente”, “operou maravilhas! O que 8 Advils e um frasco de Orajel não conseguiu tocar, 1 pedaço de cebola resolveu quase instantaneamente" “...se você começar a sentir uma pequena dor outra vez, apenas morda um pouco de uma cebola, apenas o suficiente para deixar escapar alguma sumo. Isso funciona bem para dores de dente que não lhe deixam dormir à noite ou não lhe permitem trabalhar, de dia.” (Com abcessos dentários, cobrindo-o com um pedaço de cebola) tira a dor e o inchaço...”

"Uma colher cheia de sumo de cebola fresca, preparado com cebolinhas, cebolas brancas velhas, ou flores de cebola, é benéfico. No entanto, uma mistura preparada com cebolas frescas e flores de cebola possui maior valor medicinal. As cebolas frescas e o extrato das flores são ricos em compostos de enxofre, que são bactericidas.” Mergulhe um cotonete no sumo fresco e tape o dente dolorido com ele. Embora um pouco picante e de cheiro forte, isso desinfetará o dente inflamado. Lave com água morna. 

Raiz de gengibre

O gengibre disponível nas mercearias é relatado como muito eficaz e pode dar alívio instantâneo à dor de dente. Raspe/corte um pedaço de gengibre, tire a casca e aplique-o diretamente ao dente dolorido. Morda-o se for possível (há notícia de que a dor passa imediatamente, como no caso de um dente com abcesso). Mastigue-o vagarosamente para enxaguar seu sumo em torno do dente dolorido. Conserve o restante da raiz de gengibre num recipiente em seu refrigerador. Use-o segundo a necessidade, no caso de que necessite renovar o tratamento com gengibre com um pedaço fresco. Veja o seguinte testemunho de alguém que foi finalmente aliviada de sua dor de dente, usando gengibre fresco.

Um remédio combinado sugere triturar sementes de cardamomo verde, gengibre seco e alcaçuz e aplicar a mistura ao dente que dói.

Gengibre finalmente aliviou dor de dente:
dois comentários recebidos por CuraDente

(1) Apenas queria informar que na minha ardente busca, na madrugada, para encontrar ALGO para tratar essa dor de dente (dente posterior quebrado, nenhum dentista na ilha até sexta-feira), após tentar Tilenol (que nunca uso, funcionou por um momento, então parou, Orajel, que alguém me trouxe de algum bolso mágico (funcionou, mas perturbou meu estômago de alguma maneira, então não ajudou realmente), vodka (ajuda, mas não há muita vodka no mundo) e água salgada, peróxido, etc...que o gengibre FUNCIONA! Ocorreu que eu tinha gengibre fresco, pois uso-o num molho picante que preparo e vendo. E ele realmente faz o truque. Primeiramente usei a água salgada (que parece ter aumentado a dor, em verdade, mas sei que ela limpa o ambiente) então cortei pequeno pedaço de gengibre e mastigo-o – gengibremente – até ele, e então, bingo! ... ainda me encontro em agonia mas não creio que tenha de rasgar meu queixo agora e o dentista chegará aqui na sexta!”. 

(2) "Minha obturação caiu e meu dente começou a doer hoje taaaaanto e experimentei a água morna com sal, o que tornou a dor 10x pior. Então encontrei a sugestão do gengibre e UAU! Amo a raiz de gengibre mas o gosto é horrível! Deixei-a sobre o dente durante 10 minutos, movendo-a ao seu redor, mas não mais consegui deixá-la ali e tive de cuspi-la. Mas após uns dois minutos, não mais sentia dor!”

Repolho

Amoleça uma folha de repolho (preferencialmente verde) com um rolo, ferro de passar, garrafa, etc. e corte as veias. Enrole-a e comprima-a entre dente e gengiva. As folhas de repolho aplicadas topicamente são poderosos curadores e desintoxicantes.7

Óleo de orégano

Derrame algumas gotas diretamente sobre o dente ou gengiva (um leitor recomendou que “descobri que como um analgésico o óleo de orégano funcionou melhor para mim que o óleo de melaleuca” e “um pedaço de alho...funciona bem com o óleo de orégano”)

Vários outros comentários: "... tem mau gosto e queima um pouco, mas possui propriedades antibióticas naturais.” “…óleo de orégano diluído a 10%, uma gota onde dói ou uma em cada dente. Tem mau gosto mas funciona muito bem”. (Usado em abcesso:) "Fiz bochecho forte de solução com 3-4 gotas de óleo de orégano em 1/4 de xícara com água morna, várias vezes ao dia, fiquei sem dor após alguns dias. Nos intervalos eu também pus um pouco sobre a gengiva.”

Nota: o óleo de orégano parece ser extremamente tóxico para algumas pessoas, enquanto o Dr. Cass Ingrams atribui ao orégano silvestre (em conexão com uma dieta vegetariana) a habilidade para curar câncer.

Decocção de folha de groselha

Ferva 100 g de folhas de groselha num litro de água, coe. Junte uma colher de sopa a um quarto de litro (250 ml) de água e use como desinfetante bucal para dor de dente (também eficaz como remédio para garganta inflamada e rouquidão).

Sálvia (Salvia officinalis), sal, álcool: um remédio combinado para dor de dente

Esse é um remédio contra dor de dente grave, sugerido numa página em alemão. Também é descrito como eficaz para inflamação e para promover a cura. Considerando que a sálvia possui algumas propriedades antibióticas (mais sobre a sálvia para gengivas e dentes aqui), que o sal é O remédio para dor de dente e o álcool funciona para anestesiar, isso pode ser correto.

"Tome duas colheres de chá de sálvia seca, esmague-as a ponha num copinho para licor (estou certo de que qualquer recipiente pequeno de vidro será útil). Adicione uma colher de chá rasa com sal e encha com álcool a 40 volumes, como vodka. Deixe em infusão por 3-5 minutos até que a mistura tenha adquirido uma coloração verde/marrom. Ponha pequenas quantidades em sua boca e as mastigue, mas NÃO ENGULA (funciona por meio da mucosa oral). Cuspa e tome o próximo sorvo, até que a dor passe, após várias aplicações. Na maioria das vezes, a inflamação também desaparecerá e as coisas curar-se-ão por elas mesmas.

Essa mistura perde sua eficácia após 15 minutos, assim uma nova dose deve ser preparada, se necessária.”8

Óleo de lavanda

Diz-se que alivia a dor de dente quando aplicado externamente.

Óleo de hortelã

Massageie dentes doloridos com óleo de hortelã, dito como tendo aproximadamente o mesmo efeito de um anestésico dentário local.

Veja Ao anestesiar uma dor de dente.

Camomila

Corte alguma camomila (se possível fresca) e a ponha num pequeno pacote de gaze cirúrgica. Umedeça o pacote com água quente ou fria e aplique-o à área dolorida, entre a mandíbula/o maxilar e a bochecha.

Açafrão da terra (cúrcuma longa)

Além dos usos do açafrão contra câncer [em inglês], Mal de Alzheimer e outras doenças, ele tem sido também relatado como capaz de trazer alívio à dor de dente e combater infecções de dentes/gengivas e também abcessos.9

Você pode também queimá-lo, transformá-lo num fino pó & usá-lo como pó dentário.

Equinácea

O melhor remédio para dor de dente, conhecido, é a raiz de equinácea fresca (a tintura de equinácea seria experimental).

Folhas de tanchagem

Esmague/mastigue as folhas frescas e coloque-as sobre o dente dolorido, misture com algum sal, à disposição. (Compare com o remédio à base de salmoura, para dor de dente, o meu favorito quanto à rapidez e preço baixo).

Extrato de cravo-da-índia, puro óleo de cravo-da-índia para cozinha, pedaço fresco de cravo-da-índia, cravo-da-índia em pó.

O óleo de cravo-da-índia (que contém eugenol1) é tido como possuidor de efeito bactericida e analgésico, tanto para dor de dente como para infecções de gengiva (combate a dor de dente temporariamente). Como mencionado noutra parte, tentei óleo de cravo-da-índia não-orgânico para uma dor de dente muito grave sem obter alívio, mas creio que ao se aplicar um pedaço fresco de cravo-da-índia, talvez funcione melhor. Também, o uso de óleo de cravo-da-índia orgânico (se disponível) pode fazer uma grande diferença. De qualquer modo, há relatos de alívio de dor instantâneo ou quase-instantâneo, graças ao óleo de cravo-da-índia, ao pó de cravo-da-índia ou ao cravo-da-índia inteiro. 

As aplicações sugeridas incluem mastigar o cravo-da-índia (para liberar o sumo e deixá-lo no local durante 30 minutos), ou aplicar diretamente /óleo de cravo-da-índia essencial ou óleo de cravo-da-índia misturado com óleo de oliva ou seu uso como pó:

"Coloque um cravo-da-índia inteiro entre o dente dolorido e sua bochecha. Ele pode ser conservado no local ao segurar seu dedo do lado de fora da bochecha. Mastigue o cravo-da-índia um pouco para liberar seu sumo, então deixe-o no local durante meia hora, aproximadamente, até que a dor se vá.”

"Limpe a cavidade com um palito de dentes, então a preencha com algodão embebido em óleo de cravo-da-índia/ preencha o dente com pó de cravo-da-índia.”

Misture 2 a 3 gotas de óleo de cravo-da-índia puro com 1/4 de colher de chá de óleo de oliva. Sature um chumaço de algodão com a mistura e coloque-a ao lado do dente/entre o dente e a bochecha. "Se a dor de dente for num molar, você pode morder gentilmente o chumaço para conservá-lo no lugar. Deixe-o lá pelo tempo que seja possível (mas não adormeça com ele na boca). O alívio deverá começar com muita rapidez.”

"Prepare uma forte e concentrada decocção de cravos-da-índia finamente pulverizados. Embeba um chumaço de algodão no concentrado de cravo-da-índia , ponha-o sobre o dente dolorido e, delicadamente, morda-o.”

"Frite 2 a 3 cravos-da-índia esmagados numa colherada de óleo de coco2 mas não os deixe queimar. Pulverize o cravo-da-índia frito e aplique-o sobre o dente dolorido.”

"Alternativamente, frite uma colher de chá de cravo-da-índia picado em óleo de gergelim (ou de mostarda, ou de coco). Pulverize o cravo-da-índia após removê-lo do óleo. Coloque-o sobre o dente dolorido (também benéfico para massagear a gengiva).”

"Ponha o pó de alho num saco de chá vazio, então aplique-o ao dente/gengivas.”

"Para curar um abcesso dentário, alterne entre o uso de água oxigenada e óleo de cravo-da-índia.”

"Ponha algum óleo de cravo-da-índia numa gaze e aplique-a ao local dolorido.”

Efeitos colaterais potenciais de óleo de cravo-da-índia não diluído parecem incluir

  • Queimadura, dano a tecido ou nervo, dor no interior da boca, dermatite, irritação da membrana mucosa,
  • Ingerido em grandes doses, o óleo de cravo-da-índia pode causar vômito, respiração difícil, garganta irritada, insuficiência renal, desmaio, ou dano ao fígado.

Os seguintes grupos de pessoas, aparentemente deveriam evitar o óleo de cravo-da-índia:

  • Crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com diabetes, doença dos rins ou fígado ou que sofrem de hemorragias.

Canela

Como o cravo-da-índia, o óleo essencial de canela também contém o eugenol1 e pode assim ajudar contra dor de dente.

Extrato (verdadeiro) de baunilha

Bocheche na boca ou ponha algumas gotas de extrato (verdadeiro) de baunilha3 no dente dolorido. Encontrei algumas sugestões de aplicação mais detalhadas que incluem: para dores de dente menos graves, pingue algum extrato de baunilha verdadeiro numa bola de algodão e coloque-a no dente dolorido para anestesiá-lo. Para dores de dente extremas (que não te deixam dormir, comer, beber, etc.) bocheche um pouco de extrato de baunilha verdadeiro no lado da boca que dói (parece não ter bom gosto, mas é capaz de anestesiar por completo a dor).

O álcool contido no extrato de baunilha pode ser parcialmente responsável pelo efeito anestesiante. Veja também Anestesiando as dores de dente.

Extrato de amêndoa

Leia um comentário, "O uso de extrato de baunilha funciona bem para uma dor de dente, mas … o extrato de amêndoa...funciona até melhor, o extrato de baunilha tem 35% álcool versus 37% para o extrato de amêndoa,... [o adicional] 2% faz a diferença."

Óleo virgem de coco

Além de outros benefícios à saúde, o óleo de coco parece fortalecer os dentes e ser bom contra dor de dente e infecções dentárias [ver em inglês Another tooth-friendly oil? Virgin coconut oil].

Alho & pó de alho

O alho é, naturalmente, um dos “mais potentes antibióticos da natureza”.4

As aplicações sugeridas de alho contra dor de dente que encontrei incluem:

  • Coloque o dente de alho sobre o dente.
  • Dente de alho: esmague & misture com pasta de amendoim ou sal, faça uma pasta, aplique sobre o dente dolorido.
  • Fatie o alho, então faça cortes transversais, mas não até o final, para permitir que o sumo comece a escorrer para fora, aplique-o no local dolorido.
  • Pressione o alho num espremedor, aplique a “polpa” entre os dentes, gengiva e bochecha.
  • Rale um dente de alho, ponha o lado ralado (com a borda irregular) junto à gengiva.

Comentários incluem que o alho esmagado proporcionou “alívio instantâneo de dor … com a pior dor dente que jamais tive” e “dente de alho fresco esmagado operou maravilhas para mim. ‘Alicina’ é a substância que o alho libera quando esmagado e parece ter efeito muito bom na dor. Mas tenha cuidado, ele queima…” Também "após 3 dias [usando pó de alho e alho cru], não há mais queimadura quando o aplico, o dente não mais está frouxo e as gengivas não mais estão inflamadas.” Recebi relato de uma experiência negativa em que houve piora da dor de dente e criação de nova inflamação com “incrível dor”. Uma recomendação geral seria usar o alho enquanto em pé junto a uma pia já que seu gosto picante induzirá a forte fluxo salivar.

Extraindo com óleo

A extração a óleo é uma simples prática FVM (faça você mesmo) que supostamente extrai toxinas de sua mucosa oral & destrói os germes da boca, enquanto que estimula eliminações do corpo e aumenta o metabolismo, assim trazendo vários benefícios terapêuticos e melhor saúde (aparentemente até promovendo o clareamento dos dentes). Como escreveu o Andzej, visitante do site, enquanto combatia dor de um dente afetado por cárie profunda me escreveu "[Após uso exitoso de água salgada] passei a usar a extração a óleo e obtive resultados mais permanentes com isso, para minha dor de dente.”

Carrapicho comum (Petasites hybridus / officinalis)

O naturopata suíço Dr. h.c. Alfred Vogel desenvolveu um produto baseado no carrapicho comum que chamou de Petaforce V. e que possui fortes propriedades analgésicas. O livro "Die Heilkunst von Morgen" [As Artes Terapêuticas do Amanhã] relata o caso de um Pastor Soeken que tomou seis cápsulas de Petaforce antes de ter um dente extraído sem anestesia. Informa que ele não sentiu dor alguma. O sítio-web www.erapy.co.uk/information/conditions_painrelief.html escreve que o Petaforce é um dos analgésicos de ação mais rápida no mercado e que, como regra de ouro, sua ação analgésica pode ser esperada em 20 a 30 minutos. (O carrapicho comum é até recomendado pela American Academy of Neurology, como também pela American Headache Society para a prevenção de enxaquecas).

Assa-fétida

Ferva uma pequena parte ou metade de uma colher de chá de assa-fétida numa xícara de água. Use a decocção como gargarejo 2-3 vezes ao dia. Remova o pedaço amolecido de assa-fétida e ponha-o sobre o dente inflamado. Conserve-o pelo tempo que for confortável, então remova-a enxaguando sua boca com água morna.

Pimenta de Caiena, Valeriana, alface silvestre

Misture partes iguais de cada uma das plantas acima mencionadas: esse é “outro preparado Analgésico para Dor de dente” que devemos ao Dennis Knicely, D.D.5

Extrato de semente de toranja

Elimina bactérias associadas a infecções (segundo D. Knicely).

Óleo de Prímula

Também ajuda a aliviar dor de dente (segundo D. Knicely).

Suco de grama de trigo

Viktoras Kulvinskas em seu clássico "Survival Into The 21st Century" ["Sobrevivência no Século XXI”] recomenda o uso de suco de grama de trigo para dor de dente e cura, o que vale a pena experimentar, se a tiver disponível (a grama de trigo pode ser cultivada facilmente em casa e supostamente funciona como forte elemento curador do corpo, inclusive para câncer).

Óleo de hortelã-pimenta, folhas secas de hortelã-pimenta

Pode-se também usar o óleo de hortelã de alta qualidade para dor de dente (que também poderá ajudar a limpar os seios nasais).
(Porém, como se aconselha com outros óleos essenciais de cheiro forte, nunca use o óleo de hortelã-pimenta topicamente em crianças de tenra idade próximo à passagem de ar e na área pulmonar em geral.)

Outra sugestão para aliviar dor de dente implica em ferver 5 gramas de hortelã e uma pitada de sal numa xícara com água e bebê-la.

Saquinho de chá úmido

Coloque-o tão perto quanto possível do dente dolorido (ou sobre ele) (se possível, chupe o saquinho).

Tenho visto aplicações frias e quentes que dizem ajudar no alívio da dor de dente. “Não tem bom sabor mas ajuda”. 

Um saquinho de chá colocado entre o dente afetado e a gengiva parece ser um remédio muito eficiente para abcesso dentário (saiba mais em Remédios caseiros contra abcessos).

Se você os tiver disponíveis, um saquinho de chá de eucalipto ou hortelã pode ser particularmente eficaz.

Folhas de goiabeira

Ferva 3-4 folhas de goiabeira em água, deixe esfriar à temperatura do corpo. Encha sua boca com essa decocção e deixe assim por alguns segundos, então repita. “ …aliviará a dor de dente”.

Calêndula ou mirra

Citação: "Uma combinação dos seguintes itens, usada de forma regular, pode ser muito eficaz como parte de um remédio caseiro para dor de dente. Primeiramente, uma pasta de dentes com calêndula, como a da Weleda, parece ser muito preventiva por natureza. A calêndula tem longa história de uso para dentes e gengivas. As pastas de dente com mirra são outra opção (há a marca Tom’s, do estado de Maine, que a produz). Essas duas ervas produzem efeitos adstringentes e antibacterianos…disponíveis em mercados de produtos naturais e em muitos supermercados.” Saiba mais sobre mirra e calêndula em Remédios caseiros para gengivas e enxaguatórios bucais terapêuticos.

Óleo de oliva, Bola de algodão

Um remédio original para dor de dente encontrado na Internet e que “funcionou para mim inúmeras vezes, até mesmo com um dente infeccionado. Também ajuda a prevenir infecção de ouvido.” 

"Ponha uma quantidade muito pequena [provavelmente apenas suficiente para encher a parte de baixo de uma xícara ou apenas um pouco mais] para aquecer por 3 minutos ao fogo ou até que fique um pouco quente ao tocar; pegue uma colher de chá e peça a alguém para por o conteúdo no seu ouvido, no lado que dói, deite-se do lado oposto por 30 segundos, de forma que o líquido poderá escorrer para baixo. Sua dor de dente deverá desaparecer... Espero que funcione para você! P.S. Por favor não tente colocá-lo por si só, no ouvido, você acabará tendo um banho bem viscoso.”

Óleo essencial de tomilho

Duas gotas em água, como enxaguatório para dor de dente (aparentemente é também eficaz contra garganta inflamada). Mais sobre óleo de tomilho (Thymus vulgaris) em Óleos essenciais para cuidados bucais e cura de gengivas.

Batata ou pepino frio e cru

Pegue uma batata ou pepino frio (do refrigerador), descasque a batata e corte um pedaço suficientemente grande para encaixar sobre o dente dolorido (também se diz que tira a dor em qualquer parte do corpo).

Bitter sueco (Swedish Bitters, remédio de ervas)

Ponha 1 colher de sopa em um pouco d’água e mantenha em sua boca por algum tempo. Se necessário, umedeça o dente dolorido com um pano. Tira a dor/a cárie retrocede. (retirado de um velho manuscrito).6

Salgueiro branco (salix alba)

Experimente tomar 6 cápsulas de uma vez, aparentemente alivia a dor sem perturbar o estômago.

Folhas & flores de mangueira

Usos sugeridos: (1) prepare um pó com folhas de mangueira queimadas para aliviar dor de dente. (2) prepare um enxaguatório adstringente com flores frescas de mangueira (como se prepara um chá) para aliviar dor e suavizar inflamação (não beba o chá).

Folhas de amoreira para dor de dente com infecção pulpar

Um visitante de nossa página sugeriu adicionar à solução morna de água salgada folhas de amoreira “que é uma planta de forte poder de combate contra infecções” (Não encontrei evidência de apoio mas, no entanto pode valer a pena tentar, principalmente se tiver fácil acesso a elas).

Tintura de hidraste

Aplique gotas (mais sobre Hidraste em Remédios caseiros para abcesso).

Casca do mamoeiro, seiva da figueira, folhas de cajueiro

Se os tiver disponível,

- você pode aplicar a casca interna do mamoeiro na área afetada, como parece ser o costume em Fiji com dor de cabeça e cáries iniciantes.

- Alternativamente, aplique a seiva da figueira às gengivas ou

- mastigue folhas de caju e deixe que seu sumo permaneça em sua boca por três minutos. Em seguida lave com água.

Notas de pé de página

1 Eugenol, um composto antisséptico e anestésico, é extraído de óleo essencial de cravo-da-índia, óleo essencial de noz-moscada, óleo essencial de canela, bem como outros e usado em várias aplicações (cosméticos, odontologia, perfumes, condimentos, etc.).

2 O óleo de coco em si parece ser bom contra dor de dente [ver em inglês Another tooth-friendly oil? Virgin coconut oil].

3 (traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Vanilla_extract:) "O extrato de baunilha é uma solução que contém o composto aromático vanilina. O extrato puro de baunilha é preparado pela extração do sabor oriundo de grãos de baunilha numa solução alcoólica. Para que um extrato de baunilha seja considerado puro, a Administração de Alimentos de Drogas (FDA) norte-americana exige que a solução contenha um mínimo de 35% de álcool e 13,35 onças de baunilha por galão. Há extratos de baunilha disponíveis, com concentração dupla ou tripla dessa. O tempero natural de baunilha contém grão real de baunilha, mas não contém álcool. O extrato que imita a baunilha é geralmente preparado embebendo álcool em madeira que contém vanilina.”

4 Compare for instance On Garlic’s Health Benefits Against Cancer & Other Diseases: Incl. “Garlic Health Recipes) [Veja, por exemplo Sobre os Benefícios Terapêuticos do Alho Contra Câncer & Outras Doenças: Inclusive “Receitas Saudáveis com Alho”. ]

5 Essas sugestões apareceram antigamente nesse artigo muito interessante (agora publicado numa versão modificada em www.healingnews.com/Healing_Teeth_article101.html) listando vários remédios naturais para os dentes. Com relação à pimenta de Caiena, veja On Health Benefits of Cayenne Pepper (incl. a caveat) [Sobre os Benefícios Terapêuticos da Pimenta de Caiena (inclusive uma proibição)].

6 Conhecimento sobre esse remédio de erva, por exemplo em Swedish Bitters Healing Testimonials: A Powerful Herbal Remedy? [Testemunhos Terapêuticos sobre os Bitters Suecos: Um Poderoso Remédio de Ervas?].

7 More on the amazing healing properties of cabbage leaf applications incl. the story of a woman who even treated cancerous tumors in this way [Mais sobre as fantásticas propriedades curadoras das aplicações de folhas de repolho, inclusive a história de uma mulher que até tratou tumores cancerígenos dessa maneira].

8 Veja Sálvia como enxaguatório dental, sobre outras maneiras de usar a sálvia para a cura.

9 Veja Açafrão para dor de abcesso e inflamação.

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2019 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.