Cura Dente
 
 
 

Remédios caseiros à base de ervas contra infecção da gengiva

Você deverá encontrar algumas das ervas recomendadas abaixo e outras substâncias naturais até em pastas de dente, enxaguatórios e produtos dentários similares vendidos dentro e fora das lojas de produtos naturais. Se você usa, no entanto, qualquer pasta de dente comercial (i.e. incluindo qualquer variedade natural) ao invés de alternativas13 mais simples (e frequentemente mais saudáveis), não deixe de ler sobre possíveis perigos de pastas de dente "normais" (que inclui grave dano às gengivas!)13.

Similarmente, com qualquer enxaguatório comercial, por favor tome cuidado com solventes e outros poluentes químicos. Salvo afirmação específica, todos esses produtos provavelmente estão poluídos com algum número de potenciais (ou até provadas) toxinas perigosas à saúde. Como parece ser frequentemente o caso, os remédios simples, preparados por você mesmo e/ou naturais (como na lista seguinte de remédios para a gengiva) são provavelmente os mais seguros e melhores.9

Chá de cavalinha (Equisetum arvense)

Desde o Padre Kneipp ao Padre Kuenzle, muitos herboristas famosos têm cantado os louvores da humilde erva cavalinha. Maria Treben14 especificamente menciona seu uso para gengivas inflamadas ou que sangram. Para preparar, leve 1/4 litro de água à fervura, ponha uma colher de chá cheia de cavalinha. Use o chá frio como enxaguatório bucal. Também se diz que ajuda contra cárie dentária, aftas, sapinho e inflamação da mucosa bucal. 

Lavagem com água salgada

Além de ser o melhor dos remédios existentes para dor de dente, a água salgada (com sal marinho) é também um excelente enxaguatório, limpando a boca e gengivas e combatendo infecções. Um testemunho diz o seguinte: “Usei água salgada para problemas de gengiva com grande sucesso, estava bem no dia seguinte, basicamente. É surpreendente o quão rapidamente ela atua contra inflamação da mucosa.”

Se você tiver um WaterPik ou dispositivo similar de irrigação que permita o uso de água salgada, você poderá querer tentar isso para uma limpeza profunda entre os dentes, também. Se você adicionar algumas gotas de tintura de mirra à sua água salgada ela não apenas terá melhor sabor, mas também terá adicionado um “auxiliar gengival” tradicional ao seu enxaguatório (ver Mirra). Algo similar se aplica, naturalmente, a outras ervas como a calêndula, etc.

Casca de carvalho branco

Veja Ervas para fortalecer dentes e gengivas (inclui testemunho de cura da gengiva, onde dentes frouxos agendados para extração tornaram-se firmes de novo.

Própolis (propolis cera)

Própolis é uma resina pegajosa de composição química variada1 que as abelhas produtoras de mel coletam de botões de árvore ou outras fontes de plantas para uso como um selante em suas colmeias. Anti-inflamatória (antiflogística), a própolis pode exibir fortes e localizadas propriedades antibióticas e fungicidas e ajudar a combater infecções da boca e garganta, como também acelerar a cura de gengivas (incl. tonificando/fortalecendo os tecidos e combatendo gengivas retrocedentes [retraçao da gengiva] e hemorrágicas). Em razão de sua atividade antimicrobiana, a própolis está sendo também pesquisada como agente anti-placa e protetor de cáries, etc., veja www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=propolis+caries.

(Pelo que interessa ao ser humano – pesquisa sobre os efeitos da própolis em cáries dentárias em ratos realizadas por Ikeno K et al. e publicada em "Caries research" [1991;25:347-51] por exemplo encontrou que a própolis inibia a atividade dos streptococos envolvidos na cárie dentária, com os animais alimentados com própolis a desenvolver significativamente menos cáries que aqueles que não recebiam essa substância; veja www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/183615710).

A própolis pode ser comprada (online, em lojas de produtos naturais, etc.) como pó de própolis pura (finamente triturada) ou grânulos ou na forma de uma já preparada tintura de própolis. As últimas estão disponíveis em várias concentrações como 10%, 30% e 50%, sendo a solução a 50% aparentemente bem pegajosa e que provavelmente possa deixar seus dentes temporariamente na cor marrom escuro. Usos sugeridos incluem bochechar a tintura de própolis através dos dentes, ao deitar, durante vários minutos e então engolir, ou simplesmente tocá-la sobre o dente. Você poderá escolher adicionar alguma tintura de própolis em sua água ou chá, de sorte que seus dentes e gengivas se banhem na própolis toda vez que você tome um gole.

Os relatos de sucesso com própolis incluem o recrescimento de gengivas que retrocederam [retraçao da gengiva], gengivas que antes eram de cor vermelho brilhante/violeta tornando-se rosa saudável, dores gengivais curadas e hálito mais fresco pela manhã.

Mel de abelhas

O mel natural (cru e não aquecido) ostenta uma ampla variedade de propriedades medicinais e substâncias e seu efeito anti-oxidante, antiinflamatório e antimicrobiano de largo espectro tem sido também observado como auxílio para gengivas doloridas, infectadas e inchadas. Simplesmente embeba um pouco de mel cru levemente diluído na(s) área(s) afetada(s) e assegure-se de não comer ou beber durante meia hora ou mais tempo, para permitir que o mel trabalhe antes de ser lavado de sua boca.12

Pacotes terapêuticos com argila

Há muitas variedades de argilas terapêuticas como a argila verde francesa e a bentonita. Usados interna e/ou externamente (como pacotes ou emplastros), as argilas terapêuticas ajudam a extrair toxinas e as absorvem. Para conhecer um exemplo de um produto com argila usado em cura dental, veja Argila betonítica para inchaço & dor em gengivas & dentes. Contudo, é provável que outras argilas terapêuticas sejam eficazes da mesma maneira.

Nim (Melia azadirachta)

A árvore de Nim, a “árvore de 1000 usos" e seus produtos tem sido usada para numerosas aplicações que vão desde a agricultura até medicina, incl. problemas dentais (gengivite ou gengivas inflamadas, doença periodontal...) O Nim tem propriedades antimicrobianas, antimaláricas, anti-tuberculose, desintoxicantes, antiviróticas, analgésicas e outras. Também li que ajuda a prevenir placa dentária.

Mirra (Commiphora myrrha)

Tenho visto a mirra descrita como O clássico remédio para problemas de gengiva. “Embora os egípcios a usaram para embalsamar suas múmias, ela nos ajuda a preservar nossas gengivas.”

A mirra é um desinfetante antisséptico/bucal, um tônico e restaurador de tecidos, i.e. ela ajuda contra infecções gengivais, encolhendo gengivas (piorréia), tonifica/fortalece as gengivas e ajuda com dentes frouxos. A mirra possui um efeito bactericida, previne a parodontite e auxilia quando as gengivas já estão inflamadas. A mirra é frequentemente encontrada em pastas de dente e enxaguatórios bucais para tratamento e prevenção de doença gengival.

Você pode comprar mirra como tintura na farmácia (comum/de manipulação), pó de mirra para gengivas ou como óleo essencial. Quando usar o último, você pode dissolvê-lo numa solução alcoólica (20 gotas de mirra para 50 ml de álcool a 40% (veja a explanação para isso em Óleos essenciais para cuidado bucal). A tintura de mirra aparentemente pode ser recomendada para a higiene bucal diária de qualquer um.

Outra combinação sugerida é com tinturas de mirra, equinácea e eucalipto, usada como enxaguatório bucal.

Malmequer (Calendula officinalis)

A calêndula possui um efeito anti-inflamatório (antiflogístico) e bactericida. Um enxaguatório preparado com calêndula e uma pitada de sal é sugerido como benéfico para gengivas hemorrágicas. A Weleda2, o bem conhecido produtor de cosméticos naturais “antroposóficos”, usa a capacidade da calêndula para reduzir inflamação, controlar hemorragia e suavizar tecido irritado, por exemplo nos seus produtos para bebês.

Pimenta de caiena (em pó ou como tintura)

O Dr. Richard Schulze tinha bolsas periodontais de 9mm que ele reduziu para 2 e 3mm usando a tintura de pimenta de Caiena com um irrigador dental. Outros relatam escovar seus dentes com pó de caiena com bons resultados e.g. com retraçao da gengiva e gengivas inflamadas. O fluxo sanguíneo aumentado, estimulado pela pimenta de Caiena pode firmar e fortalecer as gengivas e torná-las de cor rosa saudável ao invés de vermelho escuro. Se a sensação de queimação for demasiada forte para você, experimente “diluir” a Caiena com xilitol ou ervas sedativas. Alternativamente você pode dar sequência à escovação com Caiena, e.g. com extração a óleo, que, segundo relatos, alivia rapidamente qualquer dor.7

Ratânia (Krameria triandra)

Como o tormentilha, a ratânia é um poderoso adstringente e tonifica a pele ao redor de suas gengivas e dentes. A ratânia também auxilia a reduzir bactérias bucais prejudiciais. É usada, por exemplo, no enxaguatório bucal da Weleda2 denominado Enxaguatório Concentrado Ratânia (em combinação com mirra, extrato de casca de castanha de cavalo [adstringente/antisséptico], menta e eucalipto). A Weleda recomenda seu enxaguatório Ratânia também para gargarejo para garganta inflamada, usando água morna.

Babosa

Fonte alimentícia natural de gliconutrientes3, a babosa (que pode ser facilmente cultivada em casa), é tida como possuidora de muitas virtudes curadoras, incluindo no campo odontológico. Tenho visto ela sendo usada e/ou recomendada para feridas na boca ou gengiva (exercendo um fraco efeito analgésico localizado), acelerando a cura de tecido gengival danificado (como no pós-operatório dental), e contra-atacando irritação, infecção e inflamação (simplesmente besunte seiva/gel de babosa fresca sobre as gengivas infeccionadas).4

Tormentilha (Potentilla erecta)

A tormentilha é bactericida e fortemente adstringente (gengivas hemorrágicas). A tormentilha é tradicionalmente usada nas inflamações da boca e garganta.

Sálvia (Salvia officinalis)

Frequentemente louvada como uma planta fortemente curadora, a sálvia tem sido também sugerida como capaz de manter saudável a flora bucal e eficazmente ajudar a combater gengivite e feridas bucais. Um enxaguatório com sálvia e uma pitada de sal é indicado como benéfico para gengivas hemorrágicas. A infecção de gengiva pode ser ajudada lavando-as com uma decocção de sálvia (também em combinação com a sedativa camomila). Um visitante do site "realmente recomenda mascar folhas, exatamente como fazem os indígenas que mastigam folhas de coca. Dormindo com as folhas sobre a região afetada provoca forte efeito suavizante para qualquer inflamação!”

Hortelã (mentha)

Desinfeta e melhora a circulação.

Arnica (Arnica montana)

Melhora muito a circulação.

Infusão (chá) de folhas de amora

Banhe 20 g de folhas de amora, durante 10 minutos, num litro de água fervente. Aparentemente útil como enxaguatório para amidalite e gengivite.

Nota: 1 onça é igual a 28,35 gramas, 1 litro é aproximadamente igual a um quarto de galão.

Decocção de cebola

Ferva 200 g de cebolas em um litro de água durante dez minutos. Coe, deixe esfriar e use como um enxaguatório contra inflamação de gengivas.
Assegure-se de conservá-lo muito frio ou misturado com álcool fortemente concentrado para preservar ou ele poderá começar a fermentar. (Alternativamente, prepare apenas pequenas porções, que serão rapidamente usadas.)

Borragem (Borago officinalis)

Uma erva medicinal para inflamação bucal e das gengivas.

Trevo amarelo ou Trevo doce (Melilotus)

Prepare uma infusão com 5-6 g de trevo amarelo para meio litro de água. Use como enxaguatório/gargarejo várias vezes ao dia para combater amidalite ou inflamação de gengiva.

Equinácea

A equinácea produz um efeito anti-inflamatório (antiflogístico) e bactericida muito pronunciado. Pode ser o melhor que se compra já preparado, como tintura de equinácea, na farmácia (convencional/de manipulação).

Chá de gengibre-canela (e mel cru)

Para gengivas: corte um pedaço de raiz de gengibre de 2-3 cm (aprox. 1") em finas fatias, misture com 1½ gravetos de canela (socados/triturados) e ferva em aproximadamente 350 ml de água num pote coberto durante 10 minutos. Coe, adicione uma colher de chá de mel cru, se desejar (após esfriar). A canela, o gengibre e o mel contêm agentes que agem como desinfetantes e promovem a cicatrização de feridas. Usado regularmente como enxague, esse chá mata bactérias, inibe inflamação de gengivas e afastar resfriados.

Nota: 1 onça é igual a 28,35 gramas, 1000 ml é aproximadamente igual a um quarto de galão.

Manjerona silvestre (Origanum majorana)

As decocções da manjerona também auxiliam no tratamento de gengivite.

Raiz de Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)

Descrito como um poderoso remédio anti-inflamatório, curador de tecido, antibacteriano/anti-cárie e redutor de placa, como também como “provavelmente o mais proeminente remédio de erva para feridas bucais”.

Bitters Suecos (tintura de erva)

Os Bitters suecos são um preparado poderoso e antigo, redescoberto nas décadas recentes pela famosa herborista austríaca Maria Treben. Há relatos de que tem auxiliado em dor de dente, problemas gengivais e feridas bucais, como também em várias outras aflições.8

Vitamina E

Abra uma cápsula de vitamina E natural e aplique o óleo em gengivas feridas e inflamadas.

MSM (Metilsulfonilmetano)

Um composto natural de algumas plantas primitivas, o MSM é também encontrado em pequenas quantidades em vários alimentos e bebidas e disponível como um suplemento nutricional. Um relato esporádico atribui grande poder de cura ao MSM quando usado como enxaguatório bucal para problemas gengivais.

Os Drs. Jacob e Lawrence creem que o MSM "oferece uma arma adicional contra doença gengival", com a dose geralmente recomendada sendo de 2 a 8 gramas por dia. Quando usando o MSM como um enxaguatório, bocheche os cristais dissolvidos em sua boca, da 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, esfregar repetidamente cristais de MSM sobre o tecido gengival inflamado tem ajudado muitos dos pacientes dos Drs. Jacob e Lawrence que sofreram de gengivite, para diminuir a inflamação.11

Pyralvex

Um visitante alemão do site indicou-me esse remédio disponível em farmácias, escrevendo que “dor de dente, principalmente periodontite e inflamação das bolsas gengivais podem ser tratadas rapidamente, com baixo custo e principalmente sem efeitos colaterais, usando-se o PYRALVEX*. Para inflamação gengival, o Pyralvex é aplicado com a escova que vem no pacote, para bolsas gengivais inflamadas, ele é injetado usando-se uma pequena seringa de 2 ml (inclusive cânula de plástico).
A dor, especialmente das bolsas inflamadas, desaparecerá em segundos e em 2 minutos ao máximo. E até a mais séria periodontite será coisa do passado, após dois ou quatro dias de uso do Pyralvex, duas a três vezes ao dia.”

* Ingredientes ativos: Extrato de ruibarbo chinês (com 5 mg de glicosídeos antraquinônicos) e 10 mg de ácido salicílico. Veja também em inglês Herbal tooth and gum powders, mouthwashes and similar products [Pós de ervas para dente e gengivas, enxaguatórios e produtos similares].

Sobre precauções “oficiais”, etc. sobre o Pyralvex, veja por exemplo [em inglês]: www.netdoctor.co.uk/medicines/100002204.html .

Pó dental ayurvédico, de ervas
(e outros pós gengivais de ervas, da Índia)

Veja Testemunho sobre a cura gengival com ervas, um endosso entusiasmado de um antigo sofredor de periodontite crônica que já havia perdido vários dentes, e em inglês Produtos.

Pacotes gengivais preparados com pó de açafrão, babosa, casca de salgueiro, vitamina E, e alúmen em pó.

Veja Testemunho de cura gengival (1): Pacotes com ervas para gengivas doloridas e hemorrágicas, dentes frouxos em seus encaixes.

Pacotes gengivais com pó de açafrão, raiz de alcaçuz, vitamina E e enxágue de raiz amarela

Veja testemunho de cura gengival (2) (gengivas doloridas e hemorrágicas).

Variados Remédios Caseiros, Tratamentos Naturais & Curas para Infecção Gengival

Peróxido de hidrogênio de grau alimentício

Tem curado doença gengival grave. Experimente usar um waterpic ou irrigador similar com peróxido de hidrogênio diluído. Além disso, lave com peroxide diluído antes de escovar, para soltar placa e enxágue outra vez, depois. Eu usaria simples água para o enxágue final (veja Advertência). Também veja Peróxido de Hidrogênio e bicarbonato de sódio curaram periodontite.

Nota: O tratamento de gengiva recomendado acima, que usa mel, também produz peróxido de hidrogênio.

Ozônio

Se você tiver acesso a ele, o ozônio pode também ser usado para matar bactérias nas bolsas periodontais.

Mudança de dieta (sem grãos)

Tenho visto relatórios esporádicos afirmando que a adoção de uma “dieta paleolítica” (principalmente cortando os grãos) reverteu completamente a doença gengival, incluindo numa pessoa que já havia se submetido a duas cirurgias de gengiva mas (não surpreendentemente) continuou a ter problemas gengivais, a despeito de limpezas regulares. A interrupção no consumo de grãos permitiu que as gengivas dessa pessoa se curassem em meses, interessantemente a despeito da contínua forte formação de placa (em contradição com a sabedoria convencional que sustenta que a acumulação de placa dental é A causa da doença periodontal). (A ingestão de suplementos com vitamina D e vitamina K2 [MK-4] nesse caso sanou o último problema para sempre.)

(O que foi dito acima não deve ser interpretado que apenas a abstenção de grãos possibilitará que uma pessoa tenha gengivas saudáveis. É óbvio que muitas pessoas que desfrutam de gengivas saudáveis e comem produtos de grãos. Em verdade, apenas geralmente melhorando a dieta pode reverter doença gengival, veja por exemplo o Testemunho: curando profundas bolsas gengivais naturalmente.)

Mais sugestões

  • Comendo maçãs frescas5
  • Colocando espinheiro-da-virginia na gengiva (também descrito como “bom para dentes em crescimento”)
  • Gargarejar com limão e água salgada
  • Gargarejar com cravos fervidos em água (depois do esfriamento)
  • Imergir folhas de tomilho picante e usá-las como gargarejo
  • Imergir 3 colheres de sopa de casca de romã (em cubos) em duas xícaras de água e usar como gargarejo

Vitamina C e bicarbonato de sódio
para "juntar as gengivas de volta aos dentes" [retraçao da gengiva]

Segundo as recomendações do Dr. Gerard F. Judd, "...as gengivas podem ser reconectadas aos dentes ao se tomar vitamina C (ácido ascórbico)6 (1 colher de sopa) com bicarbonato de sódio (1/2 colher de sopa) em 1 polegada de água, deixando-a efervescer e então diluindo a mistura em ½ a 1 xícara com água, então beber”. Veja mais detalhes em Recomendações e pesquisa dental do Dr. Gerard F. Judd.

Um testemunho diz, "Tenho uma lata de "fruit fresh" em minha cozinha...[que é geralmente]...usada no cozimento e enlatamento de frutas e verduras. É pura vitamina C, com alguma dextrose e sílica. Então…juntamente com bicarbonato de sódio, segui as recomendações do Dr. Judd, com resultados promissores em pouco tempo. Minhas gengivas começam a reepitelizar e creio que posso ter controlado alguma cárie que estava ocorrendo. Recomendo qualquer um a tentar isso durante 2 semanas e verá a diferença…anos de experiência com venda de vitaminas e suplementos ensinaram-me a confiar totalmente nos produtos da Alacer Corporation, uma pequena companhia na Califórnia. Eles produzem EmergenC e muitos outros produtos excelentes – e dedicam-se à ideia de que ascorbatos minerais como aquele preparado em casa, cuja receita é dada pelo Dr. Judd, podem fazer uma enorme diferença para a saúde de qualquer um...alguém em quem confio completamente me disse para nunca tomar uma vitamina que contivesse alumínio - muitas das vitaminas mais baratas o têm, inclusive centrum. Isso se deu em 1988!"

Deixe ou diminua de usar fumo, para ajudar suas gengivas

O hábito de fumar é bem conhecido como significativo fator de risco para o desenvolvimento de doença periodontal. Portanto, se você for fumante, eis aqui outra boa razão para deixar o hábito.

Veja também essas páginas relacionadas.

e, naturalmente, os extraordinários relatos de cura gengival apresentados em

Notas de pé de página

1 dependendo da localização geográfica, estação do ano e espécie de abelha.

2 A Weleda elabora produtos de cuidado pessoal baseados na inspiração do filósofo Dr. Rudolf Steiner, o fundador da agricultura biodinâmica, antroposofia (inclusive medicina antroposófica) e escolas Waldorf.
A Weleda usa apenas extratos orgânicos e naturais de plantas e outros materiais da melhor qualidade e talvez seja a melhor linha de cosméticos naturais.

3 Gliconutrientes são compostos de ocorrência natural em plantas, a que se atribuem benefícios terapêuticos. Veja [em inglês] On Supplementing, Natural & Commercial Glyconutrients (such as Mannatech’s Ambrotose®) and Cancer [Sobre Suplementação, Gliconutrientes Naturais & Comerciais (tais como Mannatech’s Ambrotose®) e Câncer].

4 Also see Aloe Vera - the medicine plant for tips on growing and using the plant, etc.

5 Por favor observe que Edgar Cayce advertia sobre o comer maçãs cruas, salvo se você estiver num jejum de apenas maçãs. Segundo Cayce, as maçãs deveriam ser consumidas apenas cozidas ou assadas. Veja [em inglês] A Summary of Edgar Cayce’s Readings’ View of Illness, Health & Healing [Um Resumo da Visão da Doença, Saúde & Cura, na Obra de Edgar Cayce].

6 Veja também esse testemunho [em inglês] de um homem que curou sua doença gengival com doses massivas de vitamina C (do artigo/entrevista com Laura Lee).

7 For background on cayenne, compare On Health Benefits of Cayenne Pepper (incl. a caveat).

8 Background on this herbal remedy eg at Swedish Bitters Healing Testimonials: A Powerful Herbal Remedy?.

9 (há algumas exceções notáveis, como a marca Weleda, e provavelmente alguns dos provedores de cosméticos orgânicos com alto padrão de qualidade que você possa encontrar na internet).

10 CuraDente.com não endossa experimentação com animais.

11 Mais informação sobre o que o MSM pode fazer para os dentes em MSM (metilsulfonilmetano): aplicações dentárias.

12 Background on natural honey as a medical treatment and tips for best preserving honey's beneficial properties under Treating Cancerous Tumors (yes) with Pure Raw Honey Packs. [Informação detalhada sobre o mel natural como tratamento médico e dicas para a melhor preservação das propriedades benéficas do mel em Tratando Tumores Cancerígenos (sim) com Pacotes à base de Mel Cru Puro.]

13 Veja Alternativas à pasta dental e Creme dental: perigoso para a saúde do corpo e dos dentes?.

14 Veja Maria Treben's herbal treatment advice for teeth and gums em inglês.

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.