Cura Dente
 
 
 

Possíveis causas de aftas (úlceras bucais)

Embora seja desconhecida a causa de ulceraçãos aftosas, várias observações e/ou estudos científicos indicam para a possibilidade de os seguintes fatores causarem essa afecção.

Dano (trauma físico e/ou químico) à membrana mucosa oriundo da várias fontes

Dano oriundo de trauma físico à mucosa bucal devido a

  • mordida acidental da musosa oral
  • uso de aparelho ortodôntico ou de dentadura
  • extração de dente
  • “terapia” radioativa da boca causando inflamação da mucosa bucal

Dano oriundo de trauma químico à mucosa bucal

  • o dodecil sulfato de sódio, também conhecido como lauril sulfato de sódio (LSS / SDS / NaDS / SLS), um composto sintético detergente encontrado na maioria das pastas dentárias, algumas “naturais”
    Vários estudos científicos (veja e.g. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7825393) mostraram um forte elo entre as pastas que contêm LSS e a frequência de úlceras aftosas recorrentes. Os estudos, entre outras coisas concluíram que a pasta isenta de LSS pode ser recomendada para indivíduos que apresentam úlceras aftosas recorrentes.
    Um estudo (veja www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8811135) até comparou o efeito de se usar um de dois detergentes diferentes em pastas dentais (lauril sulfato de sódio [LSS] e cocamidopropil betaína [CAPB]) ou uma pasta dental isenta de detergente ("pasta placebo") em 30 pacientes de úlceras aftosas recorrentes. Resultado: verificou-se um significativo aumento da frequência de ulceraçãos aftosas naqueles que escovaram com uma pasta contendo LSS do que aqueles que escovaram com uma pasta contendo CAPB ou a pasta placebo, isenta de detergentes.2
  • medicação tais como algumas pastilhas contra inflamação de garganta que prejudicam a flora bucal
  • corantes artificiais em medicamentos e suplementos
  • aditivos alimentares artificiais, por exemplo preservativos, como o ácido benzóico (E210)
  • alimentos e bebidas ácidos (produtos de tomates, tomates crus, suco de limão), qualquer coisa com ácido cítrico dentro (como refrigerantes, etc.)
  • mastigação de fumo

Causas sistêmicas de aftas

  • deficiências nutricionais (vitaminas/minerais), principalmente de ferro, zinco e folato/ácido fólico, como também vitamina B12
  • auto-intoxicação intestinal: constipação, acúmulo de toxinas no corpo resultante da inabilidade de eliminar/carga excessiva de toxinas
  • sensibilidade ao/intolerância de glúten/doença celíaca (inabilidade para processar glútens oriundos do trigo/cevada e de outros cereais)
  • alergias alimentares (p. exemplo nozes, almôndegas, queijos duros, leite, etc.)
  • consumo de drogas antiinflamatórias não-esteroidais (DANEs), antibióticos, antagonistas à Vitamina K, Meprobamato
  • estresse
  • febre
  • os cânceres como leucemia e linfoma
  • quimioterapia citotóxica causadora de estomatite de revestimentos mucosos
  • micoses (infecções causadas por fungos)

Geralmente as escolas naturopáticas consideram erupções cutâneas como sinais tanto de fraqueza do sistema imunológico como também uma reação de limpeza, com alguns micro-organismos oportunistas “aproveitando-se” da situação.

(Uma afta persistente poderia ser, em verdade, um tumor; mas provavelmente apenas nos casos mais raros.)

Remédios e curas naturais para aftas (ulceraçãos aftosas)

Sua primeira linha de defesa seria evitar ao máximo os danos oriundos das causas de trauma físico/químico e de causas sistêmicas acima relacionadas. Segue uma série de outras abordagens que se mostraram úteis para várias pessoas.

Desintoxicação

Extração a óleo

O livro "Die Heilkunst von Morgen" ["As Artes Terapêuticas do Amanhã"] de Erika Herbst relata a experiência de um homem que há muito sofria continuamente com úlceras bucais mas que recebeu alívio imediato após iniciar a prática de extração por óleo.

Beber água

Na maioria das aflições, o beber quantidades adequadas de água pura é verdadeiramente uma medida fundamental a se tomar.

Água salgada

Um homem que sofria com úlceras bucais durante meses (a ponto de o doutor recomendar cirurgia) começou a usar salmoura morna para enxágue da boca várias vezes ao dia. Levou menos de um mês para que todas as lesões desaparecessem. Aparentemente a mesma abordagem também funciona a contento para um língua ferida.

De modo similar, outra pessoa relatou que desde que escova seus dentes quase que exclusivamente com sal do Himalaia e enxaguando com solução desse sal (o último no caso de – hoje raramente existente – infecção gengival), suas gengivas estão bem e as lesões ulcerosas quase que não mais ocorreram.4

Se você puder suportar a dor momentânea, poderá por o sal diretamente sobre a área afetada; vai arder mas essa sensação passará e a afta finalmente será curada.

Urinoterapia

Três casos de sucesso na cura de úlceras aftosas graças à uropatia são relatados no livro de Carmen Thomas "Ein ganz besonderer Saft - Urin" ["Um suco muito especial - Urina"]. Outro caso é mencionado no livro do Dr. Thakkar "Wonders of Uropathy" ["Maravilhas de uropatia"]. Compare Urinoterapia para a cura de problemas com os dentes e gengivas.

Remédios de ervas

Aloe vera

Uma erva curadora e sedativa que se pode aplicar sobre lesões bucais.

Agrimonia eupatoria

Uma erva adstringente usada como enxágue bucal contra infecções

Óleo de melaleuca australiano

é anti-inflamatório. Mais em Óleo de melaleuca.

Enxagues com camomila

Remédio antigo e muito usado, a camomila é conhecida por suas qualidades sedativas.

Alho

Antes das refeições, corte um dente de alho, aplique-o sobre lesões bucais e deixe-o descansar nelas por algum tempo.

Chá de cavalinha-dos-campos (Equisetum arvense)

Uma importante erva terapêutica segundo vários herboristas, inclusive a renomada austríaca Maria Treben, a cavalinha-dos-campos é também recomendada para estomatite e inflamação da mucosa bucal. Para preparar infusão de limpeza bucal, derrame 1/4 de litro de água fervente em cima de 1 colher de chá cheia com cavalinha. Use como desinfetante bucal / gargarejo após esfriar.

Extrato de erva-cidreira (Melissa officinalis)

é anti-inflamatório.

Raiz de alcaçuz

Enquanto que o alcaçuz é aparentemente muito benéfico para dentes e gengivas, também se descobriu que o é também para úlceras aftosas.

Chá de sálvia (Salvia officinalis)

Use-o como enxaguatório bucal.

Bitters suecos (Swedish Bitters, remédio de ervas)

Uma poderosa tintura de ervas, os Swedish Bitters também são eficazes para tratar ulceraçãos aftosas (frequentemente umedeça com as gotas "e a cura logo ocorrerá" – informou-se que eles também funcionam para dor de dente, problemas gengivais e várias outras condições).1

Nutrição

Vitaminas, suplementos alimentares, suplementos multivitamínicos

Ácido fólico/folacina, vitamina B12, doses elevadas de acidophilus et enxaguatórios bucais com acidophilus.

Chucrute

Lave sua boca com suco de chucrute várias vezes ao dia ou ponha um pouco de chucrute sobre a(s) área (s) afetada(s) durante um pouco de tempo. Mastigue e engula. Já que é provável que o ingrediente ativo seja o ácido lático contido no chucrute, outros alimentos fermentados como ácido lático deverão também funcionar, inclusive Kombucha.

Evite “ofensores”

Se você sabe quais itens provocam úlcera aftosas em sua boca (eg itens ácidos ou condimentados, café, álcool, açúcar...), tente evitá-los por um tempo, enquanto usa algumas das sugestões desse página. Se for o caso de alimentos ácidos, o seu, poderá também tentar neutralizar seu efeito lavando imediatamente a boca com uma solução de bicarbonato de sódio ou pondo diretamente o bicarbonato na área afetada.3

Outros remédios

Enxaguando a boca com xilitol

Veja O xilitol ajuda a curar feridas gangrenosas (úlceras aftosas) e coisas semelhantes?.

Notas de pé de página

1 Background on this herbal remedy eg at Swedish Bitters Healing Testimonials: A Powerful Herbal Remedy?.

2 Mais em relação aos efeitos adversos de lauril sulfato de sódio em Creme dental: perigoso para a saúde do corpo e dos dentes?.

3 Mais sobre o bicarbonato de sódio para cuidados dentários e outras aplicações.

4 Veja também Minha melhor cura pessoal para dor de dente: Enxagues com salmoura morna & pacotes de sal.

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.