Cura Dente
 
 
 

Que é o MSM?

O MSM (Metilsulfonilmetano, com fórmula química C2H6O2S) é um composto de enxofre encontrado naturalmente em algumas plantas, como também (em pequenas quantidades) em muitos alimentos e bebidas. É vendido por baixo preço como um pó branco parecido com açúcar e com um gosto amargo. Suas qualidades terapêuticas frequentemente relatadas são atribuídas ao seu conteúdo de “enxofre biologicamente ativo” com seus efeitos anti-inflamatórios, de relaxante muscular e que alivia dores.

Nota: Não confundir o MSM (completamente diferente) com o composto MMS (miracle mineral supplement) [suplemento mineral milagroso].4

O MSM cura dolorida infecção de canal radicular dentário em dentes que sofreram tratamento de canal:
Um testemunho

Uma senhora de 80 anos que teve três dentes em seu maxilar tratados no canal, há cerca de 25 anos, experimentou uma séria infecção nesses dentes. Ao latejar, eles se tornaram doloridos a ponto de mantê-la acordada à noite. No início ela tomou um antibiótico que funcionou até que ela o interrompeu e seu efeito passou. Ela o usou por mais dois períodos com idênticos resultados e finalmente desenvolveu sapinho. Apenas nesse ponto foi que ela começou a tomar MSM (uma dose de três colheres de chá por dia) e aplicando os cristais de MSM à noite e de dia, em suas gengivas.

A dor e a inflamação diminuíram a cada dia, o que lhe permitiu dormir bem melhor. Em duas semanas sua infecção melhorou muito e seis meses depois, após iniciar com o MSM, toda a dor havia passado e sua infecção foi curada.

Esse é um testemunho extraordinário sobre o potencial de cura de infecções pelo MSM. As infecções na raiz dentária são tipicamente consideradas incuráveis e “perigosas”, e considerando que o octogenário “médio” parece ter suas defesas imunológicas diminuídas, é ainda mais notável.

O MSM para dor de dente

A história de sucesso acima descrita e os bem estabelecidos efeitos anti-inflamatórios do MSM fazem com que esse composto pareça uma adição ideal a qualquer outra providência que se tenha no caso de dor de dente com fundo inflamatório (que muitas, se não quase todas as dores de dente parecem ter).

O MSM contra doença gengival

Os Drs. Jacob e Lawrence creem que o MSM "oferece uma arma suplementar contra doença da gengiva” e geralmente recomendam uma dose diária de 2 a 8 gramas. Para uso externo pode-se enxaguar com os cristais de MSM dissolvidos 2 a 3 vezes ao dia ou repetidamente esfregar os cristais de MSM no tecido gengival inflamado. O último procedimento ajudou muitos dos pacientes dos Drs. Jacob e Lawrence que sofreram de gengivite a abrandar a inflamação. Outro relato de sucesso inclui o caso de uma mulher que curou sua piorreia (grave periodontite com gengivas hemorrágicas e dentes que se afrouxavam) com o MSM.

Outras observações e recomendações do livro dos Drs. Jacob e Lawrence sobre aplicações “dentárias” de MSM.

  • Usado após a escovação normal, o MSM branqueia os dentes.1
  • O MSM tem reduzido inflamação da polpa.
  • Ingerindo-se a dose sugerida de três gramas ao dia, a sensitividade do dente foi reduzida.
  • Para minimizar dor e infecção após trabalho dentário, esfregue uma pasta elaborada com MSM mais um pouco d’água sobre a área da raiz de seu dente duas vezes ao dia durante até dois dias seguidos, após o procedimento odontológico.2
  • Se você tiver um inlay com ouro, o dentista deverá aplicar uma solução de MSM a 15 % antes de inserir o inlay já que dentes com inlays de ouro podem permanecer sensíveis e doloridos ao impacto do calor ou do frio durante um longo tempo após o trabalho dentário.2
  • Para diminuir inflamação e reduzir a dor após extrações, o dentista deve aplicar uma solução de MSM a 15% ao encaixe do dente. O paciente poderá, subsequentemente, aplicar MSM adjacente ao local da extração.3

Dicas

Como acontece com a maioria dos suplementos, para otimizar as suas chances de sucesso assegure-se de não contar exclusivamente com o MSM, mas em dar ao seu corpo todos os nutrientes que ele necessita, principalmente com relação aos minerais5 e à vitamina C, essa última declaradamente elevadora dos efeitos terapêuticos do MSM devido a que o corpo necessita de ácido ascórbico para metabolizar o MSM ao enxofre (Não pude ainda verificar, até agora, se isso é de fato verdadeiro).

Notas de pé de página

1 Como mencionado o MSM tem um gosto amargo. Se ao invés de usar pasta dental potencialmente tóxica [veja Creme dental: perigoso para a saúde do corpo e dos dentes?] e em seguida escovar com MSM, você escovar só com MSM e xilitol, você terá um pó dental atóxico, natural, germicida e de sabor bem melhor.

2 Sobre várias advertências com relação a trabalhos dentários, metais odontológicos, etc., veja a seção Convencional do CuraDente, principalmente Perfurando e obturando dentes: uma escolha imprudente? Muitas razões para evitar o tratamento dentário invasivo convencional.

3 Advertências oriundas de experiência com extrações dentárias: riscos potenciais à saúde e perigos (inclusive morte).

4 Veja em inglês Brushing teeth with MMS [Escovação dos dentes com o MMS].

5 Veja Minerais e oligoelementos e Alimentos ricos em minerais e oligoelementos.

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.