Cura Dente
 
 
 

Sobre a nutrição protetora dos dentes: alimentos integrais vs. alimentos processados e refinados (A pesquisa do Dr. Weston A. Price sobre dieta e saúde e doença dentárias)

Talvez a mais frequentemente citada evidência sobre o efeito da nutrição na saúde dentária (e do corpo) é o poderoso testemunho provido no trabalho do eminente pesquisador de saúde dentária, o dentista Dr. Weston A. Price DDS. Há mais de cinquenta anos, o Dr. Price viajou pelo mundo para estudar cuidadosamente as dietas de mais de uma dúzia de povos “primitivos” que ainda viviam de acordo com suas tradições, i.e. não tinham acesso à civilização ocidental e as “bênçãos” misturadas que advêm com ela, tais como alimentos processados e refinados.

Enquanto o Dr. Price descobriu que as dietas desses povos variavam muito, elas tinham característica em comum, e era que o alimento que ingeriam era grandemente no estado natural, i.e. nem refinado nem privado de quaisquer dos seus componentes valiosos.

O que talvez foi mais surpreendente (ao menos para um ocidental) é que essas pessoas também não usavam escovas de dentes, fio dental e naturalmente que também não usavam pasta dental ou água fluoretada. Com/sem tudo isso os estudos aprofundados do Dr. Price sobre esses povos primitivos demonstraram que eles eram virtualmente não afetados por cárie dentária (e, a propósito, eles raramente sofrima de quaisquer doenças degenerativas que assolam os ocidentais, como doenças do coração, juntas, etc. Contrariamente, como se demonstrou repetidamente, quando a dieta primitiva é abandonada em favor de uma que inclui açúcar, farinha branca, alimentos enlatados, etc., tanto as cáries como várias questões de saúde começam a aparecer rapidamente.

Assim, segundo o Dr. Price, como também outros dentistas como Dr. George W. Heard (ver Leite Orgânico Cru), para que os dentes sejam saudáveis e/ou mantenham ou recuperem uma medida de saúde ou funcionalidade, necessitam receber nutrição rica em minerais, oligoelementos, vitaminas e vários fitonutrientes combinados com o não uso de todos alimentos refinados, especialmente açúcar e farinha branca. Os elementos saudáveis são especialmente encontrados em alimentos frescos e não processados, isto é, alimentos em que nenhum dos valiosos componentes foi removido.

O Dr. Weston A. Price publicou suas descobertas no seu livro Nutrition & Physical Degeneration [Nutrição & Degeneração Física]. Veja também A importante vitamina K2: o poderoso agente curador para cáries dentárias do Dr. Weston A. Price, o "Ativador X".

Aparentemente, o alimento processado pode prejudicar seriamente os dentes, tanto “dentro” como “fora”, por exemplo açúcar

George Meinig, D.D.S., autor do livro Root Canal Cover-Up ["O Engodo do Tratamento de Canal”], disse que a única forma científica de prevenir cárie era por meio de dieta e nutrição.

Em uma entrevista, George Meinig mencionou a seguinte pesquisa importante sobre os efeitos de açúcar em dentes de ratos, feita pelo Dr. Ralph Steinman, na Universidade Loma Linda. O Dr. Steinman injetou uma solução de glicose em ratos, i.e. ele evitou que a glicose tocasse seus dentes, injetando-a em seus corpos. Em seguida, ao estudar os dentes deles, descobriu algo absolutamente fantástico. O Dr. Meinig relata:

A glicose reverteu o fluxo normal no túbulos dentinais1, resultando que todos os animais de prova tiveram severa deterioração dentária! O Dr. Steinman demonstrou dramaticamente ... A cárie dentária [possui uma causa sistêmica].2

Embora os experimentos com animais não sejam indicadores confiáveis do que funciona e o que não funciona nos humanos e CuraDente.com é fortemente contra seu uso sob os aspectos ético e científico3, experimentos como esses dão muito o que pensar e se, o que parece nesse caso, são aplicáveis aos humanos, deveria tornar o açúcar refinado muito “desagradável” para qualquer um que queira cuidar de seus dentes e da sáude em geral. 4

Para mais informação sobre o importante assunto de dentes sendo nutridos e/ou depauperados tanto a partir de “dentro” como de “fora”, ver Remineralização & desmineralização dentárias, saliva & pH, Dentes e Psicologia e principalmente a introdução detalhada de CuraDente.com sobre as descobertas do Dr. Steinman em Transporte do fluido dentinal - teoria revolucionária sobre resistência natural à cárie e cariogênese.

Notas de pé de página

1 Compare imagem de dentina mostrando os túbulos dentinais.

2 Detalhes em Transporte do fluido dentinal - teoria revolucionária sobre resistência natural à cárie e cariogênese: pesquisa dos Drs. Steinman & Leonora pressupõe a resistência do hospedeiro como mais importante que as bactérias como causa primordial de deterioração dentária.by Drs. Steinman & Leonora posits the precedence of host resistance over bacteria as primary cause of tooth decay.
Também compare ricos dados adicionais parcialmente semelhantes mas também conflitantes, apresentados no texto de leitura obrigatória: Excerto de livro: Dr. Herbert Shelton sobre as verdadeiras causas da cárie dentária.

3 Sobre as razões compare por exemplo: Animal Experimentation Unscientific [Experimentação com Animais Não é Científica].

4 Also compare Sugar’s Health Effects, Risks & Problems: Is Sugar Sweet Poison? 146 Reasons Why Sugar Is Ruining Your Health.

Veja também xilitol e em inglês sugar replacements [substitutos de açúcar].

Nutrição e saúde dentária: todos os artigos de CuraDente

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.