Cura Dente
 
 
 

Todos os dentes verdadeiros têm a mesma estrutura geral e consistem de três camadas. Nos mamíferos uma camada externa de esmalte, uma superfície branca dura, em verdade o tecido mais duro do corpo, cobre parte ou toda a coroa do dente. A camada média e amarelada do dente é composta de dentina, que é menos dura que esmalte e similar em composição, ao osso. A dentina forma a parte principal, ou cerne, de cada dente e se extende por quase todo o comprimento do dente, sendo coberta por esmalte na parte da coroa e por cimento nas raízes. Juntamente com o esmalte, a dentina serve para proteger a parte mais interna do dente, um tecido vivo do dente chamado de polpa, onde se encontram finos vasos sanguíneos, tecido conectivo e um nervo.

A dentina é alimentada pela polpa. A polpa ou canal radicular é longa e estreita com uma expansão, chamada de câmara da polpa, no extremo da coroa. O canal da polpa se extende por quase todo o comprimento do dente e se comunica com os sistemas gerais de nutrição e nervos por meio de forames apicais (buracos) no final das raízes.

Abaixo da gengiva se extende a raiz do dente, que é coberta, ao menos parcialmente, por cimento. Esse último é semelhante em sua estrutura, ao osso, mas é menos duro que a dentina. O cimento possibilita uma fina cobertura à raiz e funciona como um meio de juntar as fibras que fixam o dente ao tecido circundante (membrana periodontal). A gengiva é fixada ao osso alveolar adjacente e ao cimento de cada dente por feixes de fibras.

A anatomia do sistema do canal radicular é frequentemente muito complexa e trabalhada, como numerosos canais acessórios ou laterais e poros, além do canal dentário principal. Comparável ao sistema radicular de uma planta, minúsculos “ramos” podem derivar do sistema radicular principal de um dente. Embora esses canais acessórios sejam geralmente encontrados na terça parte inferior do dente ou ou onde se encontram as raízes de vários dentes, eles podem ser também encontrados ao longo do canal radicular principal e podem chegar à membrana periodontal.

Partialmente traduzido de "The structure of teeth" ["A estrutura dos dentes"], copyright © 1994-2000 Encyclopædia Britannica, Inc.

A-Coroa, B-Raiz, 1-Esmalte, 2-Dentina, 3-Polpa, 4-Gengiva, 5-Cemento, 6-Osso alveolar, 7-vaso sanguíneo, 8-nervo.

Veja também essas imagens de alta ampliação (de abrir os olhos) de esmalte e dentina.

Glossário Dental

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.