Cura Dente
 
 
 

Extração a óleo para desintoxicação bucal, fixando dentes frouxos e reparando cavidades, fortalecendo dentes, elimando a sensibilidade, a cárie dentária & abcessos, curando gengivas que sangram.

A extração a óleo tem sido creditada com vários extraordinários benefícios à saúde bucal desde os tempos da Ayurveda, o mais antigo dos sistemas holísticos de cura que conhecemos. Na Ayurveda, a extração a óleo é chamada de "KAVALA GRAHAM", e o capítulo do Charaka Samhita sutra sthana afirma que “quando se aplica a extração a óleo com til-taila (óleo de gergelim), os dentes não são afetados com cavidades e se tornam firmes na raiz. A dor de dente e a sensibilidade a itens ácidos serão curadas e poder-se-á mastigar os itens mais duros.”

Segundo o site oilpulling.org, o Dr. Karach MD, “autor” de extração a óleo, disse: "A terapia com óleo cura a dor de dente completamente. Resultados óbvios são a re-fixação de dentes frouxos1 [que nenhum dentista consegue fazer], a cura do sangramento de gengivas e o branqueamento dos dentes.” Aparentemente, a extração a óleo também remove infecções dentais, interrompe o processo de cárie dentária e reduz/elimina a sensibilidade de dentes. Citação: "[Extração a óleo] é analgésica no alívio da dor, antibiótica ao eliminar infecção, anabólica ao fixar dentes frouxos, reduz a sensibilidade dos dentes como sensodant e também assegura higiene bucal. A extração a óleo- EO – torna isso possível por meio de sua influência no sistema nervoso, nos sistemas endócrino e imunológico levando a um estado de equilíbrio – é saúde – a partir de um condição de desequilíbrio – doença.”

Outros benefícios bucais relatados incluem a limpeza da língua que tinha sido coberta com uma fina camada branco-amarelada, a cura de úlceras aftosas e uma infecção da glândula salivar, previne a formação de tártaro, tumor da glândula parótida que ocorreu após a aplicação da extração a óleo (provavelmente incipiente, anteriormente), completamente curado em seis semanas, em combinação com uma dieta exclusivamente crua.

Exemplos de testemunhos sobre os benefícios dentários da extração a óleo

"Tenho feito extração a óleo com óleo de girassol por mais de três anos, de maneira regular e estou convencido. Decidi tentá-lo devido a conselho do meu dentista. Minhas gengivas melhoraram muito, desde que iniciei a rotina a vermelhidão, o inchaço e infecções se foram, alguns dos meus dentes ficaram firmemente reimplantados em seus encaixes! Além disso, praticamente me livrei de todo o tártaro. Além disso não mais garganta inflamada e, salvo algumas fungadas vez por outra, dificilmente quaisquer resfriados que mereçam menção! Mas não é de admirar, considerando que todas as toxinas e bactérias ficam presas no óleo e são cuspidas."

".... sentimento de super-limpeza em minha boca após a extração a óleo."..."o melhor e mais rápido remédio que encontrei para dentes sensíveis é extração a óleo com óleo virgem de oliva"... "bochechar fortemente com óleo de coco2 várias vezes por semana...meus dentes caninos amarelados enbranqueceram consideravelmente (tentei, sem sucesso, branqueamento, bicarbonato de sódio e peróxido, etc) [e] minha sensitividade nos dentes diminuiu dramaticamente.”

"Sempre tive dentes sensíveis e realmente fracos [mas após um mes de extração a óleo] nenhuma sensação de formigamento e apenas uma sensação geral saudável em minha boca”, "a extração a óleo... reforçou ... um molar frouxo", "No início, meu hálito cheirava mal, mas eu persisti com o tratamento e [após seis semanas de extração a óleo] meu hálito está agora fresco e meus dentes estão fortes", "Eu tinha um dente marrom descolorido e após 2 aplicações da extração a óleo o marrom se foi. [Anteriormente] eu tive meus dentes limpos muitas vezes por um dentista e ainda conservava aquele dente marrom...".

Por último, mas não menos importante, pessoalmente verifico que a extração a óleo ajuda a desalojar partículas de alimento presas entre meus dentes (principalmente aquelas das quais nem mesmo eu tinha notícia e que o bochecho vigoroso com água não tinha conseguido liberar!)

Extração a óleo e dor de dente: exemplos de testemunhos

Extração a óleo e dor de dente: após ter tido, inicialmente, sucesso tentando água salgada, folhas de beterraba/folhas de espinafre/melaço, um homem disse que ele “mudou para a extração a óleo e conseguiu resultados mais permanentes com ela, para a sua dor de dente.“

Uma experiência semelhante de usar, primeiramente, água salgada e então extração a óleo com óleo de gergelim, que ajudou contra dor de dente é assim relatada: "Tenho um dente em que o dentista fez tratamento de canal e deixou descoberto – resultado ele se quebrou e finalmente se esmigalhou, deixando um grande buraco. Nada senti durante meses já que a polpa estava morta, mas há 2 dias comecei a sentir dor lancinante. Tanto era assim que estava já pronto a correr a um dentista e implorá-lo para que o arrancasse. Então visitei o seu site e li acerca do bochecho com água salgada. Experimentei-a e no dia -1 a dor desapareceu por completo. No segundo dia, no entanto, quando experimentei-a de novo quando meu dente doeu, ela funcionou durante um minuto mas a dor voltou até mais forte. Continuei a bochechar e a dor continuou a piorar. Finalmente pus um pouco de óleo de gergelim na boca e comecei a extração à óleo. Oh, Oh!!! A dor se foi por 2 dias, agora. Toda vez que bebo algo quente ou frio – ela começa de novo mas eu uso o óleo de gergelim para extrair e a dor desaparece. Espero que isso possa ajudar os leitores a encontrar alívio quanto ao monstro da dor de dente.”

Outra pessoa escreveu que "durante os 3 dias de prática da extração a óleo, a dor de um dente frouxo dolorido foi eliminada completamente” e o dente tornou-se firme no seu encaixe.

A extração a óleo trouxe ajuda no caso de dor oriunda de aparelho ortodôntico: "Tive o meu aparelho ortodôntico ajustado nessa manhã. Meus dentes estiveram me matando durante todo o dia, então quando cheguei em casa, pus uma colherada de óleo de gergelim não refinado, extraído a frio na boca e fiz a extração a óleo. Realmente ajudou e agora meus dentes não doem tanto...”

A extração a óleo trouxe ajuda para uma dor resultante de distúrbio da articulação temporo-mandibular e fibromialgia: "Não pensei que seria capaz de fazer isso durante 15 minutos por causa da dor na mandíbula, mas após 2 1/2 minutos minha dor se foi. A rigidez, dor e desconforto em meu corpo se foram antes que os 15 minutos se passassem. Tenho sofrido de fibromialgia desde 1991 e isso foi a única coisa que tentei que me deu alívio imediato.”

A extração a óleo ajudou a remover grandes porções de tecido cicraticial ferido na boca de uma pessoa, que tinha sido fonte de desconforto durante mais de 30 anos e onde nenhuma outra coisa trouxe alívio: "Tenho usado a extração a óleo com óleo de girassol orgânico extraído a frio aproximadamente durante 25 minutos já há quase três anos agora... Desde que comecei a praticar a extração a óleo, notei e senti uma incrível diferença nos meus dentes, gengivas e saúde bucal em geral. Minha boca se regenerou por completo...não mais placa, não mais tecido cicatrizante, gengivas sadias e a dentes fortes, espantosamente brancos.” (Faz dois anos que essa pessoa não vai ao dentista, desde que usa a extração a óleo.)

Efeitos da extração a óleo:
testando sua saliva com fitas de teste para pH

O pH de sua saliva é muito importante para sua saúde dental, veja Desmineralização/Remineralização.

Para verificar se havia algum efeito da extração a óleo em meu pH salivar, testei a extração a óleo usando fitas de teste para pH, medindo o pH de minha saliva ao levantar pela manhã, após bochechar e limpar minha boca com água e finalmente antes e após a aplicação da extração a óleo. Após usar a extração a óleo, minha saliva foi do pH 8 para 7 e para 8 novamente, i.e. tornou-se mais ácida e então alcalina de novo.

Eis aqui os exemplos de resultados:

  • pH da saliva, após levantar pela manhã, medido embaixo da língua: cerca de 6,4
  • pH salivar após limpeza da boca com água, medido embaixo da língua: cerca de 8
  • Saliva misturada com óleo de girassol após cerca de 15 min. de extração a óleo: cerca de 7
  • pH salivar após a limpeza do óleo da boca com bochecho de água: cerca de 8

Os óleos vegetais são aparentemente ácidos muito fracos, assim é pouco provável que o rebaixamento dramático de pH de 8 para 7 tenha sido ocasionado pela mistura de minha saliva com óleo, mas pode ser explicado por toxinas ácidas ou resíduos alimentares sendo extraídos da boca durante a extração a óleo, de entre os dentes, etc.

Extração a óleo e obturações com amálgama

Segundo um naturopata alemão, as pessoas que têm obturações com amálgama não deveriam usar a extração a óleo, já que tal prática retiraria ainda mais substâncias nocivas das obturações para o interior da boca. Pedi aos administradores do site oilpulling.org que comentassem essa questão, mas eles não tinham dados sobre o assunto.

Por outro lado, conheço ao menos uma pessoa que tem amálgamas de mercúrio em todos os dentes e que relata que apenas obteve benefícios com a extração a óleo. Extração a óleo ou não, espera-se que as amálgamas não o atingirão em algum momento.6

Pessoalmente não tenho obturações de amálgama e uso a extração a óleo diariamente e considerando os benefícios potenciais, sugiro que você experimente incluir também a extração a óleo na sua rotina dental.

A extração a óleo e os implantes (e outros trabalhos dentários)

Aparentemente, a extração a óleo pode ajudar com o processo de cura que segue uma cirurgia de implante dentário. Segundo um comentário de um usuário experiente, a extração a óleo é segura de se usar até mesmo para quem tem a boca cheia de várias restaurações dentárias – e obturações e coroas até tratamentos de canal e implantes dentários. Considerando que quanto mais trabalhos dentários se tenha realizado, tanto mais locais existem para que bactérias se escondam (e maiores as chances de toxicidade dental), a suave extração a óleo pode ser útil para conservar limpas a boca, a mandíbula e o maxilar.5

A extração a óleo e as obturações danificadas ou dentes rachados

Não ouvi ou vivenciei pessoalmente o que se segue, mas queria passar uma advertência que encontrei afirmando que um número de pessoas relataram que dentes pré-danificados se desintegraram enquanto aplicavam a extração a óleo e que elas gostariam de consultar um dentista antes de aplicar essa técnica. Outra pessoa relatou que após experimentar a extração a óleo uma obturação se afrouxou e toda ou parte dela caiu.

Sobre o uso do óleo de oliva para extração a óleo

O padre Thomas Häberle, falecido naturopata suíço, colheu muitos sucessos usando massagens com óleo de oliva para doenças da cabeça e ossos. O óleo de oliva é capaz de penetrar profundamente (mesmo nos ossos mais duros) e assim trouxe a cura para essas áreas de difícil acesso. Por esta razão, o óleo de oliva parece ideal para extração a óleo.

O Padre Thomas Häberle nos deixou três pequenos livros, mas cheios de informação sobre cura natural, dois dos quais foram traduzidos ao inglês, Helping & Healing [Ajudando & Curando] e Counselling & Curing [Aconselhando & Curando].4

(Nota: uma pessoa relatou, verdadeiramente, que o bochecho com óleo de oliva endireitou seus dentes!)

A Extração a Óleo e os óleos essenciais

Frequentemente acrescento óleos essenciais bactericidas como de hortelã-pimenta, rosmaninho ou melaleuca ao óleo que uso para fazer a extração a óleo, o sabor é muito bom e provavelmente faz muito bem em termo de combater bactérias danosas.

A extração a óleo e boca seca

Se você sofre de boca seca, além de se hidratar com água e se possível eliminar quaisquer causas -raiz (como alguns medicamentos), o bochechar com óleo em sua boca poderá ajudar a eliminar essa condição (veja Boca seca [xerostomia]: sobre as causas, remédios & tratamentos da inadequada produção natural de saliva).

A extração a óleo e a escovação dentária

A julgar pelo relatório de uma pessoa de que a escovação dos dentes após a extração a óleo provocou aumento da sensibilidade dentária em uma semana, parece aconselhável não escovar os dentes após a extração a óleo mas se alguém quer escovar seus dentes, que o faça antes desse procedimento. Eventualmente, ao menos para algumas pessoas, a extração a óleo causará um amolecimento temporário do esmalte.

Importante conselho suplementar para a maximização dos benefícios terapêuticos dentários da extração a óleo.

Já que o óleo apenas “extrai” de entre os dentes e das superfícies gengivais, eu sempre o combinaria com a limpeza da língua para remover de forma mais eficiente as “bactérias cariogênicas” streptococcus mutans, que também nela se acumulam (veja mais em Limpeza de sua língua).

Interessantemente, você poderá não mais necessitar de limpar sua língua durante longo tempo, já que a escritora sobre saúde Erika Herbst observa em seu livro "Die Heilkunst von Morgen" ["As Artes Terapêuticas do Amanhã"] que as línguas cobertas com bactérias geralmente cedem à extração a óleo (ou com água – veja abaixo), com o tempo.

Dicas especiais

1 Extraindo com xilitol

A extração a óleo, além de seus benefícios terapêuticos gerais observados ou alegados, basicamente é um meio particularmente exaustivo de lavar a boca. Você sabia que você pode também enxaguar sua boca com um açúcar (especial) e auxiliar na cura de cavidades e doenças gengivais? Essa é, pelo menos, a experiência de várias pessoas que experimentaram fazê-lo e descobriram que é um processo altamente benéfico. Para que esse tipo diferente de “extração” se mostrasse como altamente eficaz contra cárie dentária e curar periodontite, veja Bochechar e escovar os dentes com o açúcar xilitol.

2 Extração apenas com água

Talvez a melhor notícia: pode-se também enxaguar com água pura e colher benefícios similares! Para mais detalhes, veja Extração com água tão eficaz como aquela com óleo, contra as bactérias bucais e a placa?.

E se você usar chá verde ou outras ervas ou substâncias que possuam benefícios à saúde dental, fará ainda maior favor aos seus dentes, gengivas e seu corpo (para muitas ideias e sugestões de como usar ervas para o cuidado da saúde dental, etc., veja as seções Cuidado Dentário & Higiene Oral e Remédios caseiros naturais).

Vídeos que mostram como fazer a extração a óleo

www.youtube.com/watch?v=tbOBMaBoIek
Oil Pulling: Higiene Oral e Enxaguante Bucal da Natureza

www.youtube.com/watch?v=gQe8etKJ9a4 (inglês)

Em Inglês

General introduction, background and instructions how and when to do oil pulling

See Oil Pulling Therapy: Effective Natural Detoxification, Stimulation of Elimination, Self-Help Cure and Prevention of Many Diseases Incl. Cancer?.

Pesquisa científica sobre os benefícios da extração a óleo para a saúde dental

1. Effect of oil pulling on Streptococcus mutans count in plaque and saliva

www.jisppd.com/article.asp?issn=0970-4388;year=2008;volume=26;issue=1;spage=12;epage=17;aulast=Asokan

Researchers S Asokan, J Rathan, MS Muthu, Prabhu V Rathna, P Emmadi, Raghuraman, and Chamundeswari at the Meenakshi Ammal Dental College, Chennai, Tamil Nadu, India, studied the "Effect of oil pulling on Streptococcus mutans count in plaque and saliva using Dentocult SM Strip mutans test: A randomized, controlled, triple-blind study".
Particularly, the study aimed "to evaluate the effect of oil pulling with sesame oil on the count of Streptococcus mutans in plaque and saliva of children, using the Dentocult SM Strip mutans test, and to compare its efficacy with that of chlorhexidine mouthwash." (published in the Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry)

2. Effect of oil pulling on plaque-induced gingivitis: A randomized, controlled, triple-blind study

www.ijdr.in/article.asp?issn=0970-9290;year=2009;volume=20;issue=1;spage=47;epage=51;aulast=Asokan

Researchers Sharath Asokan, Pamela Emmadi and Raghuraman Chamundeswari of the Meenakshi Ammal Dental College, Chennai, India, studied the effect of oil pulling on plaque induced gingivitis (published in the Indian Journal of Dental Research, this is a similar or identical study to number 1 above).

3. Effect of oil pulling therapy on dental caries (streptococcus mutans count in plaque and saliva) as well as plaque-induced gingivitis

http://iadr.confex.com/iadr/2008Toronto/techprogram/abstract_105440.htm

Researchers A. Sharath, J. Jeevarathan, M.S. Muthu, V. Rathnaprabu, E. Pamela, R. Raghuraman and G.S. Chamundeswari at the Meenakshi Ammal Dental College & Hospital, Chennai, India, studied oil pulling with the objective of assessing "the efficacy of an Indian folk remedy, oil pulling therapy using Sesame oil (Idhayam oil) on oral health status". Randomized controlled triple blind clinical trials were performed evaluating the effect of oil pulling therapy on dental caries (streptococcus mutans count in plaque and saliva) as well as plaque-induced gingivitis.

4. Effect of oil-pulling on dental-caries-causing bacteria

http://academicjournals.org/AJMR/PDF/Pdf2008/Mar/Anand et al.pdf

Researchers T. Durai Anand, C. Pothiraj, R. M. Gopinath and B. Kayalvizhi of the PG Department of Microbiology, V. H. N. S. N. College, Virudhunagar- 626 001, India, studied the "Effect of oil-pulling on dental caries causing bacteria".

"The effect of oil-pulling on the reduction of total count of bacteria was determined. There was a remarkable reduction in the total count of bacteria. The process of oil-pulling reduced the susceptibility of a host to dental caries. The in-vitro antibacterial activity of sesame oil against dental caries causing bacteria was determined. Streptococcus mutans and Lactobacillus acidophilus were found to be moderately sensitive to the sesame oil."

5. Effect of Oil Pulling on Plaque & Gingivitis

www.johcd.org/pdf/Effect_of_Oil_Pulling_on_Plaque_and_Gingivitis.pdf

Researchers HV Amith, Anil V Ankola, L Nagesh of the Department of Preventive and Community Dentistry, KLES Institute of Dental Sciences, Belgaum, Karnataka, India, studied the "Effect of Oil Pulling on Plaque and Gingivitis" (published in the Journal of Oral Health & Community Dentistry).

6. Effect of oil pulling on halitosis and microorganisms causing halitosis: A randomized controlled pilot trial

www.jisppd.com/article.asp?issn=0970-4388;year=2011;volume=29;issue=2;spage=90;epage=94;aulast=Asokan

Published in the Journal of the Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry in 2011, this study compared the efficacy of oil pulling to that of chlorhexidine mouthwash. The researchers found that oil pulling therapy was equally effective as chlorhexidine for halitosis and the associated microorganisms. (A very impressive result considering the antimicrobial power of chlorhexidine.)

7. Mechanism of oil-pulling therapy - in vitro study

www.ijdr.in/article.asp?issn=0970-9290;year=2011;volume=22;issue=1;spage=34;epage=37;aulast=Asokan

This study aimed to determine whether the claimed effects of oil-pulling therapy on oral health were just due to placebo.

8. Apparently, in an experiment conducted in 1992 at the Maharishi University of Management (then called Maharishi International University), in Fairfield, Iowa, students rinsing their mouths with sesame oil showed an 85% reduction in the bacteria which cause gingivitis after six weeks of twice daily rinsing.3

Notas de pé de página

1 Para uma abordagem mais complexa a fim de consertar dentes irremediavelmente frouxos, à espera de extração, veja Testemunho: cura de doença gengival avançada – salvando dentes frouxos da extração: excerto do livro da Dra. Hulda Regehr Clark.

2 Compare em ingles Another tooth-friendly oil? Virgin coconut oil.

3 A mesma universidade também viu a publicação de uma tese de doutoramento envolvendo óleo de gergelim, escrita por John William Salerno e intitulada "Selective growth inhibition of human colon adenocarcinoma and malignant melanoma cell lines by sesame oil in vitro" ["Inibição seletiva do crescimento de adenocarcinoma de cólon humano e de estrias celulares de melanoma maligno, com o óleo de gergelim in vitro"].

4 Os livros de Häberle destilam sua experiência como um terapeuta naturopático durante várias décadas e constituem um verdadeiro tesouro de segredos terapêuticos pouco conhecidos (embora eu leia muito sobre cura natural, pessoalmente eu nunca encontrei a maior parte do que ele compartilha). Ele também tem usado com frequência emplastros com folha de repolho, mas combinando-os com outras medidas simples para frequentemente obter sucessos espetaculares. PS. Se você comprar os livros de Häberle por meio dos links de CuraDente para o Amazon, esse sítio-web receberá uma comissão de 6,5% (sem nenhum custo extra para você) que será usado para o seu trabalho humanitário.

A propósito, uma fonte recomendou evitar o óleo de oliva para extração a óleo dizendo que seu conteúdo natural de beta-caroteno pode manchar os dentes de amarelo, se o óleo de oliva de oliva for usado com frequência. Não sei se esse é um argumento válido, mas os possíveis benefícios parecem suplantar muito esse “risco”.

5 Por questões de saúde, CuraDente se opõe veementemente à maioria dos trabalhos dentários, veja a cobertura detalhada dos vários procedimentos em Convencional.

6 Por razões pelas quais as restaurações de amálgama podem prejudicar a sua saúde, veja a seção Obturações dentárias.

Mais sobre cuidados dentários & higiene oral naturais e não-tóxicas

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.