Cura Dente
 
 
 

Introdução

Já que o meu melhor amigo e eu descobrimos para nós mesmos o que pessoalmente parece ser um remédio caseiro verdadeiramente infalível para dor de água salgada, sal, óleo de melaleuca, que temos testado com êxito inúmeras vezes e depois complementado com a poderosa urinoterapia), posso apenas balançar minha cabeça em espanto (e horror) quanto à maneira em que estamos sendo mantidos como “prisioneiros” e à mercê da “indústria odontológica... Como muitos ou a maioria no mundo ocidental, cresci ouvindo dos dentistas, da família e da mídia, que uma vez você tenha uma dor de dente que denota a presença de uma “buraco”, nada há que possa fazer para ajudar realmente ou curá-la, já que os dentes, uma vez atacados e amolecidos por cáries, jamais curar-se-ão ou reparar-se-ão. Tudo o que você pode supostamente fazer é tomar analgésicos, remédios caseiros ou ervas que conheça para temporariamente abrandar, aliviar ou quiçá parar a dor, enquanto que corre para o dentista de urgência ou cirurgião-dentista, no menor espaço de tempo possível, já que ele(a) possui as únicas ferramentas eficazes para reparar “adequadamente” o buraco do dente e reparar o dente por meio da perfuração, obturação (e cobrança de honorários). E, naturalmente, uma vez que tenha bactérias cariogênicas começando a corroer seu dente, não há meio algum conhecido no planeta de fazer com que parem de progredir implacavelmente, que possa ser encontrado fora do gabinete e cadeira do dentista. 

Meu conhecimento é outro, agora – pelo menos sobre meus próprios dentes, e compreendo aqueles de alguns outros que seguem princípios semelhantes.

Sobre as causas e tipos de dor de dente

Embora os esforços de diagnóstico médico certamente produzam muitas palavras greco-latinas que soam de modo impressionante (inclusive várias que significam “causa desconhecida”!) o dentista “Paul Revere” escreve em seu livro Dentistry and Its Victims [A Odontologia e suas Vítimas] que se alguém perguntar a dez dentistas sobre o diagnóstico para o mesmo dente, obterá dez diagnósticos diferentes – uma observação cuja precisão foi francamente confirmada por um dos meus dentistas do passado2. Saiba mais em Glossário odontológico: sobre as causas da dor de dente, da dor dentária e gengival.

Conselho genérico sobre alívio caseiro (FVM) para dor de dente – e além disso

Misture e/ou troque: de modo geral, penso que é, com frequência, uma boa ideia, combinar remédios (usando dois ou mais simultaneamente) ou alternar entre eles. Por exemplo: certa vez usei salmoura repetidamente para uma dor de dente/gengiva mais rebelde (relativa a uma infecção que havia se desenvolvido sob uma ponte que ficou frouxa1), e descobri que o sal, a dado momento tinha se tornado ele próprio um elemento de irritação do nervo (observável por um forte aumento inicial de dor quando punha a água salgada em minha boca). Quando substituí o sal por óleo de melaleuca orgânica, entre uma aplicação e outra de salmoura (aplicado topicamente), tudo ficou bem, ao menos com relação às dores advindas dos pilares deteriorados, da ponte.

Conserve-o limpo : embora qualquer tipo de toque ou fluido possa desencadear ou aumentar a dor num dente dolorido, importante é desinfetar a boca, portanto a lavagem é essencial e se você acrescentar coisas como sal (ver minha melhor cura para dor de dente), bicarbonato de sódio, óleos essenciais etc., eles ajudarão mais a combater germes (se estiver em dúvida, comece com simples água ou uma solução fraca daquilo que planeja usar). Um produto “químico” relativamente inócuo, que promove uma limpeza radical é a clorexidina (ela mata virtualmente todas as bactérias da boca com as quais entra em contato e tem auxiliado a combater dor de dente rebelde ou extrema.)

Melhore a resistência de seus dentes: com dor de dente, uma importante consideração inicial pode ser a provável necessidade de simplesmente fortalecer seus dentes. Veja Nutrição e saúde e deterioração dentárias, ervas para fortalecer dentes e gengivas, [em inglês] produtos remineralizantes, a página futura “Luz solar e vitamina D” ( e.g. no inverno, apenas a ingestão de vitamina D tem me ajudado com sensitividade dentária nascente), e geralmente todas as páginas relacionadas aos vários minerais favoráveis aos dentes. A seção dos testemunhos trás muitos exemplos de como pessoas melhoraram dramaticamente a saúde de seus dentes e gengivas, frequentemente de forma surpreendente [para alguns]. O fortalecimento natural dos dentes também significa evitar toda e qualquer coisa que os possa enfraquecer, veja Alimentos e bebidas que podem prejudicar seus dentes. Em resumo: leve aos dentes o que tiver, em termos de ajuda nutricional, enquanto que evite qualquer coisa que os faça mal – incluindo stress!

Combata infecções e inflamações dentárias a partir do interior (via dieta e desintoxicação): dentre os muitos caminhos nutricionais disponíveis, pessoalmente descobri que o óleo de borragem é particularmente útil, veja esse impressionante testemunho sobre óleo de borragem . Outras ricas fontes de ácido gama-linoleico (AGL) podem ser igualmente úteis. Quando o dente está “muito estragado” e a infecção atingiu muito profundamente a raiz ou mesmo a mandíbula/ao maxilar, você poderá encontrar ajuda poderosa em remédios contra infecção de raiz.

Siga a sua intuição e use o que tiver disponível: muitos métodos para obter alívio de dor de dente têm funcionado para várias pessoas (embora um par de coisas simples como enxagues com ságua salgada ou pacotes de sal, alho, e óleo de melaleuca e, claro, enxaguatórios com urina parecem sobressair, de longe, como os mais eficazes) então, ao ler as muitas sugestões oferecidas na seção remédios dentários caseiros, holísticos & naturais para dor de dente, aconselharia que você seguisse a sua intuição e/ou o que tiver disponível em sua despensa, inclusive combinando vários remédios, como se sentir inspirado a fazer.

Compromisso de longo prazo para construir dentes mais fortes: definitiva e pessoalmente, qualquer procedimento para parar dor de dente é apenas o primeiro passo que eu tomaria, já que creio o melhor não é apenas procurar diminuir ou entorpecer a dor antes de obter tratamento dentário emergencial ou “adequado” trabalho dentário realizado. O próximo e mais importante passo em verdade, a meu ver, é realizar um cura da dor de dente de longo prazo, ao trabalhar consistentemente para ajudar seus dentes a remineralizarem, i.e. a formarem um novo e endurecido esmalte, e assim restaurá-los à funcionalidade. Para muitas sugestões sobre a reconstrução de dentes danificados, veja Conselho sobre o que fazer sem um dentista (principalmente Regeneração de dentes via dieta) e para fatos, observações e “filosofia” por trás disso, veja Auto-cura dental, regeneração & rebrota de dentes e gengivas.

Notas de pé de página

1 Veja Riscos de pontes dentárias, que inclui conselho importante para aqueles que têm uma ponte e que experimentam dor.

2 Veja "Dez dentistas – dez diagnósticos”: Sobre diagnósticos equivocados e a qualidade e reprodutibilidade das decisões de tratamento dos dentistas.

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.