Cura Dente
 
 
 

Envenamento por mercúrio e desintoxicação

Segundo o Dr. em medicina Dietrich Klinghardt e outros pesquisadores, o mercúrio neurotóxico de obturações dentárias com amálgamas5 escapa via caminhos nervosos para outras partes do corpo, principalmente o cérebro. Citaçao de uma palestra de Dietrich Klinghardt M.D., Ph.D. e Dra. Patricia Kane, Ph.D. ocorrida na ETH de Zurique em abril de 2003 (© tradução de CuraDente):

"O caminho normal [do mercúrio] ... é via nervo trigêmio que inerva todos os nossos dentes. O mercúio entra e perambula no gânglio do trigêmio. Esse gânglio não apenas inerva dentes, mas também vários músculos mastigatórios. Os sintomas que algumas pessoas exibem à noite, o mastigar e ranger de dentes, no mais das vezes são causados pelo envenenamento do gânglio trigeminal pelo mercúrio. A boca dessas pessoas necessitam simplesmente de desintoxicação, e o mastigar terá fim."6

Abordagens psicológicas

Além de suas causas físicas (como maloclusão, etc.), o bruxismo tem sido relacionado a fatores emocionais como anxiedade, stress (no trabalho, na profissão de alguém, etc.), turnos laborais irregulares, tensão, depressão e estratégias ineficientes de sobrevivência. Faz muito sentido que o corpo tente descarregar um pouco de sua acumulada frustração à noite via trituração com os dentes. Em verdade alguns sugerem mascar um chiclete para se ver livre do ódio contra seu chefe, se não houver um caminho mais direto de encontrar alívio (veja em inglês Toothache can be triggered by continuous stress leading to bruxism). Semelhantemente, uma mandíbula retesada pode ser um pouco aliviada ao se mastigar itens duros como cenouras cruas, etc.

Há várias rotinas de relaxamento (como ouvir meditações guiadas) que poderiam ajudar a liberar a tensão na área da mandíbula, como também a adoção de sugestões positivas (e.g. antes de dormir) com relação ao sono sem ranger de dentes.

Até mesmo a hipnoterapia pode ser eficiente para parar o ranger de dentes, ao trabalhar com o subconsciente para mitigar stress, apagar os antigos e implantar novos paradigmas (como sempre, grande cuidado na escolha sobre com quem trabalhar parece aconselhável se essa abordagem for do seu interesse).

Exercício

O exercício moderado ajuda a reduzir tensão e dor e desencadeia a liberação de substâncias do "bem-estar" no cérebro.

Terapia nutricional

Segundo o dentista americano Joel Knapp, o bruxismo pode ser facilmente curado usando-se suplementos. Escreve ele: "o bruxismo, ou ranger de dentes, também reage à terapia nutricional. Uma mulher chegou aqui e ela havia levado seu filho para todo lado, à procura de alguma ajuda. Ele se submeteu a exames da cabeça com raios-X e teve aconselhamento ortodôntico, mas ainda rangia seus dentes suavemente, deixando todos em casa acordados à noite e ele acordava cansado, também, pela manhã. Prescrevi para essa criança o complexo B e dolomita [carbonato de cálcio e magnésio, natural], um comprimido de cada um, uma hora antes de deitar. O bruxismo desapareceu naquela mesma noite."2

De modo geral, o magnésio sozinho mereceria ser provado (como a aplicação de óxido de magnésio por via transdérmica, simplesmente misturando os cristais com água e aplicando o resultante fluido oleoso à pele) porque o magnésio é um mineral do qual muitos indivíduos parecem ser deficientes.

Um paciente que sofre com distúrbio da ATM relatou que ela descobriu que o óleo de fígado de bacalhau (rica fonte das vitaminas A e D) em cápsulas, foi a melhor ajuda que teve.

Eliminando o açúcar

O dentista Dr. Graeme Munro-Hall escreve em seu livro "Toxic Dentistry Exposed": "O açúcar é o principal culpado por causar espasmo ao músculo da mandíbula. Minha própria filha triturou seus dentes de leite até a gengiva; toda noite ouvia-se o ranger de dentes. A retirada do açúcar de sua dieta, embora com dificuldade, fez com ela não mais rangisse os dentes à noite, quase que imediatamente. A ação de triturar é uma maneira de os músculos mostrarem que estão em espasmo."

Elimine stress geopático e campos eletromagnéticos (CEMs)

Para informação detalhada sobre o que é o stress geopático, como ele afeta o corpo e como corrigi-lo veja em inglês www.healingcancernaturally.com/geopathic-stress-and-cancer.html.

O viver/trabalhar/dormir num local afetado por stress geopático tem sido associado com o ranger noturno dos dentes e também (ao menos - e de forma poderosa - incidentalmente1) com cárie dentária e outros problemas dentários/gengivais! O stress geopático (de fontes subterrâneas) aparentemente é mais forte à noite. Uma explicação (não necessariamente correta) sugerida para o seu efeito desencadeante do ranger de dentes é que ele hiperestimula os nervos dos dentes. De qualquer modo, o stress geopático parece ter um efeito enfraquecedor do nosso sistema imunológico (possivelmente até mais pronunciado em crianças) e, sob meu ponto de vista, tomar medidas para evitá-lo ou dele se proteger, constitui parte essencial dos cuidados pessoais com a saúde.

Extração a Óleo

Felizmente (mas de algum modo, surpreendentemente), apenas 2 1/2 minutos de extração a óleo, uma prática higiênica de saúde simples e fácil de fazer, deu alívio imediato para dor mandibular a um paciente que sofria de disfunção da ATM e de fibromialgia há muito tempo (veja seu relatório em Extração a óleo para saúde (dental) sob "Extração a óleo e dor de dente: exemplos de testemunhos").

Abordagens energéticas

Já que a dor (na verdade muitos tipos de dor) na ATM provavelmente ocorre quando os caminhos energéticos do corpo (meridianos) estão bloqueados ou defeituosos, qualquer técnica que trate do bloqueio e promova o restabelecimento do fluxo normal de energia, terá um efeito benéfico.

EFT, Jin Shin Jyutsu etc.

A "acupressão emocional" e técnicas de auto-ajuda como Jin Shin Jyutsu e EFT podem ser eficientes em liberar permanentemente o stress, a tensão e emoções conflitantes acumulados na mandíbula/no maxilar e no pescoço.

Em verdade, um maior desenvolvimento da EFT chamada de FasterEFT [EFTmais-rápida] relatou uma cura dramática4 de ATM (Disfunção da Articulação Temporo-mandibular) além de um tinido no ouvido que ocorria, sem trégua, 24 horas ao dia, 7 dias por semana durante um período longuíssimo de 35 anos. A pessoa em questão havia tentado ampla gama de tratamentos convencionais e alternativos antes e apenas a FasterEFT lhe trouxe resultados duradouros.

Acupuntura

Um dramático testemunho de cura de ATM disponível online descreve o caso de uma mulher que, devido ao stress e o resultante hábito de contínuos entesamento mandibular e ranger de dentes, desenvolveu uma disfunção da ATM intensamente dolorida. A dor era tão forte que fazia com que ela acordasse à noite e não a permitia comer qualquer coisa que necessitasse de mastigação. Apenas cinco semanas recebendo tratamento uma vez, a cada semana por um acupunturista foi o suficiente para que sua dor fosse embora para sempre, em verdade, ela pôde mastigar alimento sólido outra vez após dias de sua primeira sessão de acupuntura. Nesse caso, a inserção de agulhas de acupuntura no(s) meridiano(s) energético(s) permitiu que a tensão acumulada fosse liberada e que a função normal fosse reestabelecida.

Yoga

Várias posições de yoga ajudam a relaxar o corpo e aumentam a circulação a uma área dolorida.

Remédios homeopáticos

Embora os remédios homeopáticos sejam geralmente prescritos para o indivíduo e não para qualquer doença genérica (i.e., a duas pessoas com a mesma doença e sintomas podem ser prescritos dois remédios homeopáticos completamente diferentes), aqui estão alguns remédios homeopáticos "genéricos" que encontrei, recomendados para bruxismo no site do dentista holístico Dr. Bill Wolfe:

  • Belladonna: para problema de ranger que causa dentes doloridos.
  • Podophyllum: para o ranger de dentes noturno, quando se experimenta uma sensação de queimação na língua..
  • Tuberculinum: para crianças que rangem seus dentes.

Para prevenir o "cancelamento" do efeito médico de medicação homeopática, veja "Antídotos" aos remédios homeopáticos: fatores interferentes para se ter ciência e evitar.

Parasitas intestinais

Aparentemente, até mesmo vermes ou outros parasitas podem ser culpados por desencadearem o ranger noturno dos dentes. A Dra. Hulda Clark, por exemplo, escreve que nematóides podem causar ranger de dentes e contribuir para disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM).2

Tratamento com calor ou frio

Similarmente a algumas dores de dentes, a dor da ATM pode ceder à aplicação de itens quentes ou frios (ou à alternância entre os dois).3

MSM (metilsulfonilmetano) para dor da articulação temporo-mandibular (ATM)

O MSM é um composto orgânico que contém enxofre, que ocorre naturalmente em pequenas quantidades em vários alimentos e também no corpo humano. (e outros lugares). O MSM é tido como possuidor de várias propriedades benéficas como analgésico (contra a dor), antiinflamatório, promotor do aumento do suprimento sanguíneo, redutor de espasmos musculares e suavizador do tecido cicatrizante. Os Drs. Jacob e Lawrence descreveram uma caso dramático de disfunção da ATM, acompanhada de terrível dor, ao se mastigar qualquer coisa mais dura que comida de bebê que provavelmente surgiu em razão de um hábito de toda a vida, o ranger noturno dos dentes. O que ajudou o paciente em questão foi o uso de MSM como suplemento diário e a aplicação da loção ou gel de MSM à articulação dolorida. Segundo os mesmos autores, as quantidades exigidas variam de acordo com a gravidade do caso. Eles também mencionam que esse paciente preferiu evitar cirurgia bucal, já que, estatisticamente, a maioria de operações eram acompanhamentos realizados para reparar cirurgias anteriores.

Dentista holístico, quiroprata, Técnica Sacro-Occipital (TSO), osteopatia craniana, NUCCA, Técnica Bowen, terapia crânio-sacral, Theraflex, etc.

Esses são alguns de outros serviços pagos em oferta que poderão ajudá-lo. Aconselharia a procurar cuidadosamente por profissionais respeitáveis antes de se envolver com qualquer um deles (veja, por exemplo, Tome cuidado com falsos dentistas alternativos e/ou holísticos [eles podem lhe fazer mal]).

Em inglês: informações mais detalhadas e mais sugestões de tratamento para disfunção da ATM e bruxismo

Veja Dental glossary: definition, causes and treatment of bruxism, Dr. Hulda Regehr Clark on temporomandibular joint (TMJ) pain: on causes and remedies e E-books on TMJ and bruxism (escritos por ex-sofredores).

Notas de pé de página

1 ... no extraordinário testemunho de uma pessoa, que li num dos fóruns "What Doctors Don't Tell You" ["O que seus Médicos não lhe Contam"], de Lynne McTaggart, que teve terríveis problemas com seus dentes, tanto infecções como cáries, quando criança, então desfrutou muitos anos de boa saúde dental mas, depois, teve problemas outra vez. O denominador comum que ele pôde definir em retrospectiva foi que quando vivia sobre stress geopático, ele tinha cáries e outros problemas, enquanto que desfrutava de dentes e gengivas sadias quando viveu sem o impacto do stress geopático!

2 Veja em inglês Dr. Hulda Regehr Clark on temporomandibular joint (TMJ) pain: on causes and remedies.

3 Veja Alívio da dor de dente: exercício e o aumento da circulação do sangue e da linfa.

4 Veja www.fastereftcases.com/sample-page/hearing/tinnitus/.

5 Veja em inglês On the dangers of dental amalgam (mercury) "silver" fillings.

6 Veja em ingles Dr. med. Dietrich Klinghardt M.D., Ph.D. On Effective Holistic Heavy Metal Detoxification (Chelation).

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.