Cura Dente
 
 
 

Embora frequentemente produzido artificialmente, o bicarbonato de sódio (também conhecido como carbonato hidrógeno de sódio, fórmula química NaHCO3) é uma substância que ocorre naturalmente no corpo humano e encontrada dissolvida em numerosas fontes de água mineral. Dentre outras importantes funções que ele tem, o bicarbonato na saliva amortece & neutraliza ácidos formadores de placas!

Além dos seus muitos usos consagrados pelo tempo (para fins domésticos e outros fins de "limpeza" e desodorização), o bicarbonato de sódio tem sido também recomendado para uso em banhos e lavagens para a quelação de radiação ionizante4 e/ou aniquilamento de bactérias. Tomado oralmente ou por injeção, ele tem até tido o crédito de tratar câncer & destruir tumores5.

Aplicações para o cuidado dentário para as quais tenho visto o bicarbonato recomendado, sugerido ou usado incluem:

Bicarbonato de sódio como pó para limpar os dentes

Além de ter sido passado de gerações a gerações como remédio(s) popular(es), o bicarbonato de sódio por si mesmo ou combinado com sal (marinho) integral é/são recomendado(s) por alguns autores eminentes sobre saúde, inclusive a Dra. Hulda Regehr Clark, pelo renegado dentista Dr. Robert Nara, pelo vidente Edgar Cayce e pela física e terapeuta Barbara Brennan.

Em verdade, o Dr. Paul H. Keyes D.D.S., investigador clínico do National Institute of Dental Research [Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica], afirmou que a escovação regular com sal e/ou bicarbonato de sódio realmente previne toda doença periodontal (gengiva) e disse que jamais "observou problemas periodontais (gengivais) em pacientes que usavam sal ou bicarbonato de sódio como dentifrício com qualquer tipo de regularidade“ (compare a citação em Inglês).

A Dra. Hulda Regehr Clark aconselha em seu livro The Cure For All Diseases [A Cura de Todas as Doenças]: "Para limpar dentes, use água comum ou bicarbonato de sódio quimicamente puro – mas dissolva-o na água antes de usá-lo, pois se não o fizer ele ficará muito abrasivo6.“ (Veja as instruções da Dra. Hulda Clark sobre escovação dentária e cuidados bucais naturais).

Barbara Brennan (autora dos clássicos Hands of Light [Mãos de Luz] e Light Emerging [Surgimento da Luz]) recomenda misturar bicarbonato de sódio com sal marinho e embeber sua escova de dentes no pó.

O dentista Robert O. Nara escreve em Money By The Mouthful [Dinheiro em Bocados]: "...não se preocupe em demasia sobre qual pasta de dentes é a melhor. Você pode muito bem apenas comprar a que esteja em promoção, se você for uma família "pasta de dente".1 Você estaria bem melhor servido com pó dental; um dos tipos antigos: há muitos nas prateleiras e eles são muito mais baratos que pasta de dentes...e funcionam melhor.2 Em realidade você teria muita dificuldade em encontrar um melhor dentifrício do que o pó da Vovó: o velho e bom bicarbonato de sódio. Ele funciona muito bem.“ E no livro How to Become Dentally Self-Sufficient [Como se Tornar Auto-suficiente em Dentes], o Dr. Nara escreve: "Misture um pouco de bicarbonato e sal e use a mistura como um pó dental. Ele ajudará a limpar seus dentes, o bicarbonato de sódio combaterá a acidez na boca e o sal dar-lhe-á um gosto de frescor e limpeza, depois. Se a combinação de sal e bicarbonato de sódio é um pouco forte contra germes... é sim, ok?“

O bicarbonato de sódio pode sim ser misturado, com vantagem, ao seu pó dental feito em casa (veja Pó dental, feito em casa).

Edgar Cayce que, segundo suas canalizações, os alimentos „suaves“ de hoje (em oposição ao que ele chamava alimentos „detergentes“ como cenouras cruas, alface, etc) eram uma causa de doenças dentárias e gengivais, disse que „conservando os dentes com uma combinação de quantidades iguais de sal e bicarbonato de sódio, ao menos três a quatro vezes por semana limpará os dentes dessas enfermidades...Use qualquer bom creme dental uma ou duas vezes ao dia.“ (457-11) (Lembre-se, isso foi escrito antes do advento de muitas „bênçãos“ químicas modernas, veja Pasta dental – perigosa para a saúde do corpo e dos dentes?.)

Bicarbonato de potássio com 3% de água oxigenada

Alternativamente, pode-se misturar bicarbonato de sódio com uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e usar essa mistura ao invés de pasta dental (segundo a Dra. Hulda Clark, no entanto, não se deve usar peróxido de hidrogênio se tiver obturações metálicas, porque eles reagem entre si.).

Lavagens e "pacotes" com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode também ser encontrado em alguns desinfetantes bucais, adverte o Dr. Nara:

"Outro excelente enxaguatório bucal é uma mistura feita em casa. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal numa xícara com água proverá a você um enxaguatório bucal de valor genuino.
O sal ajuda a retirar fluidos dos tecidos enquanto que estimula a produção de saliva. O bicarbonato reagirá contra qualquer ácido presente na boca e também tira o odor. A combinação não tem gosto ruim...apenas um pouco 'diferente' e fácil de se acostumar com ela." (E por que não experimentar adicionar algumas gotas de óleo essencial? [veja óleos essenciais].)

Persoalmente, após usar um pó que eu mesma preparo [veja Alternativas à Pasta Dental], para escovação, que consiste das ervas que me restaram e estão disponíveis (finamente moídas), xilitol, bicarbonato de sódio e outros ingredientes que tenha à mão como óleos essenciais germicidas [veja óleos essenciais], seguida de lavagens completas repetidas, geralmente eu aplico o bicarbonato de sódio diretamente em meus dentes e gengivas e deixo-o no local pelo tempo possível, enquanto me banho. Sob o chuveiro, enxáguo completamente minha boca, forçando, chicoteando e drenando a água através de todos os meus dentes até que a água que sai se mostra completamente limpa (um bom, embora não perfeito, substituto da limpeza com fio dental, segundo vejo). Antes de dormir, posso aplicar óleo de hortelã-pimenta ou de melaleuca diretamente aos meus dentes que necessitam de cura (o último não deve ser engolido, veja óleo de melaleuca). Até melhor (e certamente de melhor gosto) podem ser os enxágues com xilitol.

O bicarbonato de sódio é capaz de embranquecer os dentes

Um testemunho recebido por CuraDente relata: "Tenho dois filhos com idade de 8 e 11 anos. Não importa o quanto eu os escovasse, seus dentes sempre estavam amarelados. Comecei a usar bicarbonato de sódio há dois dias e Uau! Lindos dentes brancos.“

Por que o bicarbonato de sódio?

Como visto nas citações do Dr. Nara acima, o bicarbonato de sódio, em razão de sua alcalinidade (alto pH3) neutralizará os ácidos da boca (uma das principais causas de cáries), matará germes, exterminará odores desagradáveis e assim ajudará a tornar mais agradável o seu hálito e manterá as gengivas saudáveis. Além do mais, ao contrário de uma crença amplamente difundida7, o bicarbonato de sódio é, na verdade, o agente menos abrasivo (além de água) pode-se usar para a escovação, veja em inglês Toothpaste abrasiveness index.

Segundo o autor sobre saúde, Mark Sircus, o bicarbonato de sódio tende a manter um pH3 de 8,1 (7 é neutro) mesmo quando ácidos, que baixam o pH, ou bases, que o elevam, são adicionados à solução. Em outras palavras, o bicarbonato de sódio deve elevar qualquer pH salivar que for abaixo que 8 (ou seja, aumentará a alcalinidade da saliva) A saliva ácida favorece a desmineralização (= desenvolvimento da cavidade), enquanto que a saliva neutra ou alcalina favorece a remineralização de dentes e os torna resistentes à cárie (veja Remineralização & desmineralização dentárias).

Além disso, o bicarbonato de sódio, em razão de sua consistência levemente abrasiva, funciona como um higienizador mecânico de dentes e gengivas.

Pessoalmente, testemunhei o bicarbonato de sódio „curar“ quase instantaneamente um dente que se mostrava dolorido ao escovar; tão logo foi „atingido“ por minha escova embebida em bicarbonato de sódio, toda a sensibilidade se foi.

Em resumo, com o seu alto pH e propriedades desinfetantes e antissépticas, os enxágues bucais ou a escovação de seus dentes com uma solução de bicarbonato de sódio provavelmente reduzirá a quantidade de flora microbiana bucal danosa ao aniquilar bactérias que amam o meio ácido, enquanto que alcaliniza sua boca.

Notas de pé de página

1 Pode ser mais sábio evitar qualquer pasta dental convencional já que elas podem ativamente causar dano à sua saúde dental e corporal, veja. em inglês Toothpaste [Pasta dental].

2 Veja Pó dental feito em casa.

3 A escala de pH vai de 0 a 14, com 7 sendo neutra. Valores abaixo de 7 são ácidos e os valores acima de 7 são alcalinos.

4 Veja em Inglês Combatting radiation poisoning tips.

5 Veja em Inglês Treating Cancer & Destroying Tumors with Baking Soda.

6 Aqui o Dr. Clark foi enganado por um mito popular - além de água, o bicarbonato de sódio é o agente de limpeza menos abrasivo dental pode-se usar, consulte em inglês Toothpaste abrasiveness index.

7 Talvez o bicarbonato de sódio adquiriu sua reputação (imerecido) como uma substância abrasiva (e, portanto, prejudicial ao esmalte) devido ao fato de que a primeira impressão do pó seco levado direto para a boca pode se sentir um pouco dura.

Mais sobre cuidados dentários & higiene oral naturais e não-tóxicas

 
Copyright © 2020 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.