Cura Dente
 
 
 

Massagem com o dedo

Antes de conhecer a água salgada, frequentemente eu usei meus dedos para massagear o local dolorido, geralmente em combinação com a aplicação tópica de óleo de melaleuca no dente ou gengiva dolorido, ambos me dando algum alívio. 

Frio & gelo

O gelo entorpece a sensibilidade do nervo à dor, enquanto que o frio também ajuda a diminuir o inchaço que pode frequentemente causar dor (veja Glossário dental: dor de dente, dor dental e gengival: Definições e causas). Quando você tem uma infecção, a aplicação de tratamentos frios deve reduzir o inchaço & desconforto na área afetada. Não as dores de dente causadas por infecção aparentemente pioram com o frio, mas podem ser aliviadas com aplicações úmidas de calor (garrafa com água quente, etc; veja Exercício & aumento do fluxo sanguíneo e da linfa, para alívio de dor de dente).

Água muito gelada e/ou água de torneira

Relata-se que o bochecho com água gelada no lado da boca ao redor do dente dolorido diminui a dor instantaneamente (“realmente alivia a dor”). Embora o efeito possa ser apenas temporário, esse simples “fazedor de milagres” pode ser repetido, engolido e provavelmente não tem efeitos colaterais.

O banho da área dolorida com água recém-saída da torneira, continuamente (quando a dor retornava, que era a cada minute) livrou de momentos de extrema agonia, um amigo meu.

Gelo dentro da boca

Tente ficar com uma pedra de gelo no lado da boca que dói, mastigue-o, se possível, chupe-o. Repita-o, quanto for necessário. Água fria ou gelada funciona da mesma forma.

Massagem com gelo

Tenho visto também massagem com gelo, recomendada para aliviar dores de dente (esfregando um cubo de gelo na área dolorida), para anestesiar as terminações nervosas (cautela, ele pode também agravar a dor).

Pacote de gelo

Pressionando um pacote de gelo, uma bolsa com gelo ou outra substância fria (procure em sua geladeira!) sobre a bochecha ou rosto próximo ao centro da dor de dente, pode trazer alívio temporário.

Água corrente

Espera-se que você não necessitará dessa dica porque já fui ajudado com água salgada ou qualquer dos muitos outros remédios contra dor de dente, listados nesse site, mas eis aqui uma sugestão a mais para aliviar eficazmente dor extrema: encontre um pia com mangueira e borrife água diretamente no local dolorido até que a dor tenha aliviado.

Noz-moscada e mostarda mais gergelim/óleo de coco1

"Rale e pulverize finamente a noz-moscada. Adicione ¼ de colher de chá desse pó a uma colher de chá de mostarda morna, gergelim ou óleo de coco. Embeba uma mecha de algodão nessa mistura e ponha-a no dente dolorido. Mantenha-a lá por algum tempo e retire-a. Gargareje com água morna. A noz-moscada tem uma ação narcótica, portanto isso deve ser feito apenas uma vez ao dia, durante 1 ou 2 dias...A overdose é perigosa pois as reações individuais variam e podem levar à alucinação por efeitos tóxicos, inquietação, convulsões, etc."2

Milefólio (achillea millefolium)

A raiz de milefólio é também um anestésico. Para aliviar a dor, aplique a raiz ou folhas frescas sobre gengivas ou dentes.

Notas de pé de página

1 O óleo de coco, em si mesmo, parece ser bom contra dor de dente [ver em inglês Another tooth-friendly oil? Virgin coconut oil.
2 Encontrado em www.best-home-remedies.com/mouth_problems/toothache.htm

Remédios naturais, holísticos & caseiros para dor de dente & outros problemas dentais

 
Copyright © 2021 CuraDente.com. Todos os Direitos Reservados.